Jecam 2017 terá regionais nos bairros em Camboriú

Após dois anos de recesso, os Jogos Escolares de Camboriú (Jecam) estão de volta, mas de uma maneira um pouco diferente. Neste ano, o campeonato será dividido em duas fases, com o objetivo de envolver ainda mais as comunidades dos bairros. Na primeira fase de regionais, prevista para setembro, competem entre si as escolas de três regiões definidas na cidade: Centro, Monte Alegre e Demais Localidades. A fase final será em outubro, no ginásio de esportes Irineu Bornhausen, com as duas classificadas por modalidade de cada região.

O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Altair Kadiz, explica que detalhes do regulamento ainda podem ser alterados ao longo dos congressos técnicos com os representantes das unidades de ensino. “Os professores e direção nos ajudam a elaborar todos os jogos escolares, porque são eles que realmente estão trabalhando com as crianças, fazendo atividades com elas nas escolas. São as ideias deles, as questões que nos apresentam, que nos ajudarão a fazer o Jecam”, destaca Kadiz.

Segundo o gestor esportivo da FME de Camboriú, Renato da Conceição Junior, o Renatinho, a regionalização é uma maneira mais econômica de realizar os jogos, além de proporcionar que as crianças joguem em todas as escolas da sua região – inclusive a sua própria. “Nessa fase regional estarão todos jogando dentro de suas escolas. Cada modalidade a gente tem intenção de fazer em uma escola diferente, para que todos recebam o Jecam”, revela.

Na fase inicial de setembro, em que serão realizadas as regionais, os estudantes das escolas camboriuenses competem em modalidades coletivas, como basquete, handebol, vôlei, futsal, minivoleibol, mini handebol e queimada. Na fase final, no Centro, além de os dois classificados de cada região por modalidade coletiva disputarem os títulos, também será toda a disputa pelos jogos individuais: atletismo, xadrez e tênis de mesa. “Os jogos individuais serão sem preliminar, todas as escolas vão para a fase final”, esclarece Renato.

A região do Centro é formada pelas escolas Recriarte, CECAM, Visão, José Arantes, Artur Sichmann e IFC. Na regional do Monte Alegre, disputam Alcuíno Gonçalves Vieira, Domingos Fonseca, Maria Terezinha Garcia, Abalor Américo Madeira e Abelardo Torquato. O grupo Demais Regiões é composto pelas escolas Ivone Terezinha Garcia, Clotilde Ramos Chaves, Amadio Dalago, Lucinira Melo Rebelo, Joaquim Magalhães, Mário Garcia e Andrônico Pereira.

A primeira reunião oficial do Jecam 2017 entre FME e escolas foi realizada na quinta-feira, dia 3, com a escolas que compõem a região Centro, no Artur Sichmann. Na terça-feira, dia 8, o congresso técnico é com as unidades de ensino das Demais Localidades, na escola Clotilde Ramos Chaves.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com