Mais de 1.500 adolescentes vacinados contra o HPV em Camboriú

Em Camboriú, 805 meninos e 786 garotas foram vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), desde a segunda semana de janeiro até o fim de setembro. As mais de 1.500 aplicações foram realizadas diariamente em Unidades de Saúde dispostas pelo município e em escolas públicas, estaduais e particulares durante uma ação de intensificação – realizada em julho. A vacinação contra o vírus contempla garotos de 11 a 14 anos e meninas entre 9 e 14 anos.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Taisa Carolina Todero, reforça que é necessário que os pais se sensibilizem e estimulem nos filhos e filhas a procura pelas Unidades de Saúde. “A vacina contra o HPV protege garotas de cânceres no colo do útero e ânus, além de lesões na região da vagina. Já nos rapazes, a imunização evita cânceres de pênis, garganta e ânus. Por conta disso, é muito importante que os adolescentes estejam em dia com a vacinação”, enfatiza.
A vacina contra o papilomavírus protege os adolescentes contra quatro subtipos diferentes da doença: 6, 11, 16 e 18. Quem ainda não se vacinou, deve procurar a Unidade de Saúde do bairro onde mora. Para a aplicação, é necessário apresentar um documento original com foto e a carteira de vacinação. O horário de funcionamento da Sala de Vacinas nas Unidades é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h45min e das 13h30min às 16h45min.
O HPV é um vírus que ataca pele e mucosas, transmitido apenas com o contato. Em casos de contágio, a doença é tratada com cremes ou a retirada da lesão, sob supervisão de um profissional médico, mas não há cura.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com