Município de Itajaí inicia elaboração do Plano Municipal de Turismo

O Município de Itajaí assinou hoje (17) o contrato para elaboração do primeiro Plano Municipal de Turismo. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a ação foi realizada na Vila da Regata com a presença de membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), autoridades e imprensa. O documento deverá ser concluído no prazo de oito meses.

Aproveitando as oportunidades geradas com todas as edições da Volvo Ocean Race e pensando no futuro do turismo de Itajaí, o Plano será elaborado a partir de um mapeamento da cidade. O objetivo é apresentar diretrizes para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística em Itajaí, por meio de ações, programas e atividades.



O secretário municipal de Turismo, Evandro Neiva, destaca a relevância da regata de volta ao mundo para a profissionalização de toda a cadeia turística de Itajaí. “O Município começa a encarar o turismo de forma extremamente profissional. Precisamos de um planejamento de longo prazo e temos a responsabilidade de deixar um legado para que os próximos gestores mantenham o desenvolvimento da atividade turística na cidade”, reforça Neiva.

Segundo Adolfo Rodriguez, chefe de operações da Volvo Ocean Race, o município cresceu muito desde a primeira edição do evento em Itajaí, em 2012. Ele lembra que parte da equipe estrangeira ficava hospedada em outros municípios da região, por conta da hoteleira limitada na cidade. Desta vez, todos ficaram em Itajaí. “Esta é a melhor Stopover deste ano, desde Alicante. Tanto pela organização local, pelo modo como o evento está organizado, quanto pela forma como resolvem os problemas, pela comida e pela festa”, assegura Rodriguez.

De acordo com o diretor geral do Senac em Santa Catarina, Rudney Raulino, o Plano Municipal de Turismo prevê o planejamento do setor no período mínimo de uma década. O documento será construído com o envolvimento do Poder Público e da sociedade, juntamente com o terceiro setor e do Conselho Municipal de Turismo. A partir da assinatura do plano, serão realizadas oficinas e palestras para debater o assunto com coletivamente.

“Temos uma demanda incrível e devemos nos profissionalizar. É o mínimo que temos a fazer para realizar um trabalho de excelência no turismo da nossa cidade”, arremata o secretário de Turismo.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.