Itajaí: Município imuniza contra gripe quase 50% dos grupos prioritários após Dia D de Vacinação

Publicidade

Neste sábado (13), todas as unidades de saúde ficaram abertas para aplicar a vacina. Campanha segue até dia 26 de maio

Todas as unidades básicas de saúde de Itajaí abriram as portas neste sábado (13) para vacinar contra a Influenza a população que faz parte dos grupos prioritários. A meta do município é imunizar 57.332 pessoas até o dia 26 de maio, quando encerra a campanha. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, neste sábado, a cidade atingiu 27.253 doses aplicadas, ou seja, 47,5% do público-alvo da vacina.

“Apesar de estarmos refletindo um panorama nacional e catarinense, Itajaí sempre alcançou as metas de vacinação. Neste dia D, muitas unidades estavam com uma demanda pequena. A Secretaria de Saúde está empenhada na campanha, mas precisamos que a população se conscientize da importância de se vacinar para evitar complicações da gripe influenza, que pode levar a morte”, pontua a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Sandra Ávila.

Publicidade

Até o momento, o grupo que mais se vacinou foi o dos idosos, com 73%. Já os professores têm o índice mais baixo: apenas 8,7% fizeram a vacina até este sábado. Na sequência aparecem gestantes, puérperas, crianças, doentes crônicos, entre outros.

Personagens são atração no Imaruí

Para atrair a população para fazer a vacina, o Departamento de Vigilância Epidemiológica definiu neste ano a unidade de saúde do Imaruí para receber uma programação cheia de atrações no Dia D de Vacinação. Desde o início da manhã de sábado, os moradores puderam conferir apresentações de dança com o Grupo Millennium, brincadeiras com personagens, pintura de rosto para crianças, apresentações musicais, sarau de poesia, atividades educativas e a presença dos Doutores da Alegria.

A professora Taise Cavalcante Mello aproveitou o dia D de vacinação para imunizar a filha de dois anos na unidade do Imaruí. Ela conta que sempre leva a menina para fazer as vacinas e adorou a programação especial. “Ela já está na terceira campanha contra gripe. Acho muito importante fazer a vacina, porque ela frequenta creche e tem contato com diversas crianças, então a gente fica preocupado”, afirma.

A coordenadora de ensino Neide Rosana Paz também fez a vacina contra gripe neste sábado, no posto do Imaruí. Ela relata que a inclusão dos professores nos grupos prioritários foi muito importante. “Eu sempre pagava para me vacinar, porque a gente convive com um grande grupo de pessoas e ficamos mais propensos à gripe. Todos têm que aproveitar e fazer a vacina”, diz.

Quem deve se vacinar:

Os grupos prioritários da vacina contra influenza são crianças de seis meses até cinco anos, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos não transmissíveis, professores de escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

A vacinação contra a gripe segue até dia 26 de maio em todas as 28 unidades básicas de saúde do município. Para se vacinar basta apresentar documento de identidade, cartão do SUS e carteira de vacinação.

__________________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5500

Publicidade