Mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti ocorre neste sábado

Centenas de voluntários vão se reunir, na manhã deste sábado (24), para a sétima edição do mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes agypti. A ação é um legado da regata Volvo Ocean Race para sensibilizar a população em prol de um rio mais saudável e uma cidade livre do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A iniciativa também é alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março) e é realizada pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa.

“O mutirão Juntos Pelo Rio é um momento de sensibilização de toda comunidade local, para trabalhar a problemática do descarte e despejo adequado dos resíduos sólidos gerados por todos nós e, consequentemente, a preservação dos recursos hídricos”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.



Neste ano, as equipes de voluntários farão a limpeza nas margens do Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (margens de Navegantes e Penha). Por terra, a limpeza ocorrerá na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas. Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí participam do evento promovendo uma blitz educativa para orientar os moradores sobre os cuidados com o Aedes aegypti.

As crianças terão um espaço especial sobre educação ambiental na Marina Itajaí. Durante toda manhã, serão oferecidas oficinas de conscientização, musicalização infantil, desenhos, exposições e orientações sobre os cuidados com o mosquito da dengue, por meio do projeto Casa Sem Dengue da Secretaria Municipal de Saúde. Participam ainda as Secretarias da Criança, do Adolescente e da Juventude, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí e Secretaria de Educação.

Concentração de voluntários
A concentração dos voluntários, boas-vindas aos participantes, distribuição de kits e separação das equipes ocorre na Marina Itajaí, a partir das 8h. A organização recomenda que os voluntários venham com calça, preferencialmente preta, sapatos fechados e que evitem o uso de acessórios. Não serão permitidos menores de 18 anos nas embarcações.

Durante o mutirão, haverá apoio das balsas do Ferry Boat, onde será feita a separação de resíduos, bem como servirão para apoio e reposição de material dos barcos. Após o encerramento, os resíduos não recicláveis serão destinados ao aterro sanitário e os recicláveis às cooperativas participantes.

O evento terá ainda monitoramento da Defesa Civil de Itajaí, Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros. O balanço dos resíduos recolhidos será divulgado na segunda-feira (26).

Os interessados em participar da ação podem se inscrever pelo site do Município de Itajaí. Basta acessar o link na página inicial, preencher o cadastro e fazer o download do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, que deverá ser entregue no dia do evento. Donos de embarcações também podem participar como voluntários se inscrevendo através do e-mail [email protected] ou telefone (47) 3341-8065.

Serviço

O que: 7º Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti
Quando: 24 de março, a partir das 8h
Onde: Concentração dos voluntários na Marina Itajaí
Como: Inscrições pelo site do município para voluntários; embarcações devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou telefone (47) 3341-8065.

Confira a programação do mutirão

7h45: Chegada dos voluntários
8h: Boas vindas dos organizadores do evento
8h15: Café da manhã
8h30: Entrega do Termo de Adesão e recebimento dos kits
9h: Divisão das equipes e início das atividades
12h: Encerramento das atividades

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.