Obras e Cultura farão limpeza e manutenção das obras de artes de Balneário Camboriú

A Equipe do Capricho, um dos mais importantes eixos de atuação da Secretaria de Obras de Balneário Camboriú, agora contará com uma orientação especializada para a limpeza e conservação das 46 obras de arte existentes nos espaços públicos da cidade. Nesta terça-feira (08), a equipe participou de uma reunião com a diretora da Fundação Cultural, Lilian Martins, para mapear e orientar os profissionais sobre como devem proceder na limpeza e manutenção das obras de arte.

Dicas de material e forma de limpeza para preservar as obras e conservá-las no melhor estado, foram dadas aos funcionários que trabalham na limpeza, conserto e embelezamento das vias e mobiliário urbano da cidade. “Cada obra de arte tem um tempo e é feita com o material que era utilizado na época; o que significa dizer que a obra de arte conta e marca a história do seu tempo. Pelo material utilizado a gente consegue fazer a leitura da época”, explicou Liliam. “Queremos pedir o apoio desses profissionais para nos ajudar na preservação e recuperação das obras de artes da cidade. Cada escultura, cada peça tem um material diferente e deve ser utilizado um produto específico para sua limpeza. No mármore, por exemplo, que está presente em muitas peças, não devemos usar elementos químicos”, pontuou.

Alumínio, mármores, bronze, têm diferentes formas de limpeza e conservação. Para cada tipo de material os profissionais receberam explicações de onde, como e de que forma aplicar; o tempo de ação de cada produto e os cuidados ao utilizá-los. “Vamos trabalhar em conjunto. A equipe me passará, de hoje em diante, o cronograma de limpeza. A Fundação Cultural relaciona as obras e orienta em relação aos produtos e formas de atuar. Juntos vamos reverter muita coisa errada que foi feito nos últimos anos, como pintura em cima de material de bronze”, explica a diretora.

Esse foi o primeiro encontro entre Obras e Cultura. O próximo já está agendado para daqui 15 dias.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
(47) 3363-2930

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com