Parceria entre Secretaria de Saúde e Sesc realiza mais de 900 procedimentos em mulheres de Camboriú

Até esta sexta-feira, dia 16, 442 exames preventivos e 519 mamografias foram realizados em moradoras de Camboriú durante o projeto Saúde Mulher, parceria entre a Secretaria de Saúde e o Serviço Social do Comércio (Sesc). As mulheres são atendidas na unidade móvel do serviço, estacionada no estacionamento do ginásio de esportes Irineu Bornhausen – no Centro. Os atendimentos continuam até o dia 29 de março.

Assim que o projeto foi lançado, no dia 29 de janeiro, o estimado era que fossem atendidas mil mulheres em cada especialidade. No entanto, o projeto registrou um alto índice de faltas aos procedimentos. Segundo a enfermeira do Sesc, Mayara Giordani, cerca de 10 mulheres por dia – de um total de 30 agendadas – marcam horário e não aparecem para realizar o exame preventivo. “É necessário que as moradoras se comprometam assim que fazem o agendamento. Faltar ao horário marcado, além de ser um descuido com a própria saúde, impossibilita que outra mulher faça a prevenção”, explica.
Karina Joaquina Vieira, de 37 anos, realiza o preventivo anualmente há cerca de uma década. Para a moradora, a parceria entre o Município e Sesc melhora a qualidade de vida das mulheres e diminui a demanda para os procedimentos em Camboriú. “Como que uma mulher vai saber se está com alguma doença sem fazer o exame? O câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, por exemplo. Nós, moradoras, temos que aproveitar a oportunidade e procurar pelo serviço. Serviço que, inclusive, desafoga as filas nos postinhos de Camboriú”, analisa.
Moradoras entre 25 e 64 anos interessadas em fazer o exame preventivo devem procurar a Unidade de Saúde do bairro em que residem. No ato do agendamento, são necessárias cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado. Não há mais vagas para mamografias. “As mulheres que desejam fazer a mamografia podem procurar a unidade móvel, com os mesmos documentos, e tentar encaixe. O procedimento é destinado para moradoras de 50 a 69 anos”, comenta a enfermeira.
Os atendimentos na unidade móvel são realizados às segundas-feiras, das 10h30min às 17 horas; terças, quartas e quintas-feiras, das 8h30min às 17 horas; e sextas-feiras, das 8h30min às 15 horas. “A saúde da mulher é extremamente importante. Ações de prevenção como essa são um acréscimo à assistência que é oferecida aos moradores. Orientamos quem ainda deseja fazer os procedimentos a procurar pelo serviço”, pontua o secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos.
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.