Passeio Ciclístico da Família movimentou manhã de sábado em Camboriú

Ruas do centro de Camboriú foram tomadas por bicicletas, enfeitadas com balões nas cores verde e laranja, na manhã deste sábado, dia 7. Cerca de 50 pessoas participaram do Passeio Ciclístico da Família, organizado pela Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC) com apoio da Prefeitura. Crianças, idosos, atletas profissionais e famílias se reuniram em frente à Villa do Loy e, às 10 horas, começou a pedalada. O passeio integrou a programação especial de aniversário de 134 anos da cidade.

Edilson dos Santos, de 42 anos, pedalou ao lado dos dois filhos, Larissa e Caio, e um amigo das crianças. O morador, que integra o Grupo de Escoteiros Monte Alegre, viu a divulgação do evento e decidiu participar do passeio para estimular a prática de atividades físicas desde cedo nos pequenos. “Essa é a primeira vez que participamos. É importante que eles criem o hábito de andar de bicicleta, por lazer ou transporte, além de aprenderem dicas de como se portar no trânsito”, analisa.
A adolescente Larissa Cristina Santos, de 12 anos, filha de Edilson, comenta que concordou em acompanhar o pai pelo fato do passeio ciclístico ser uma atividade diferenciada em meio à rotina. “A família precisa de momentos assim. Sair, respirar ar puro, participar de atividades juntos. Olha, não foi fácil. Tem que ter muito fôlego, mas foi legal participar”, compartilha.
Todo o percurso da pedalada foi acompanhado pela Polícia Militar. Adesivos refletivos – utilizados para sinalizar a presença das bicicletas durante a noite – foram distribuídos aos participantes. Além disso, voluntários da Associação de Ciclismo entregaram cartilhas com regras de segurança no trânsito aos moradores. Dentre as orientações presentes no folheto estão respeitar as sinalizações, não pedalar sobre calçadas, nunca ultrapassar pelo acostamento, entre outras.
“A proposta do evento era incentivar a prática da pedalada e, ao vermos todas as famílias presentes, podemos dizer que o objetivo foi alcançado. O uso da bicicleta traz benefícios para o próprio corpo, além do veículo ser econômico e sustentável – principalmente para Camboriú. Ver a adesão desses moradores ao passeio é um prêmio, mostra o interesse”, pontua a diretora administrativa da associação, Sandra Bazan.
Amanda Sapieczinski, de 6 anos, foi a participante mais nova do passeio. Já Dênis Baldock, de 67, e Lenora Maria Azzolini, de 72, foram os com mais idade. Ao fim do passeio, vários brindes – garrafas, capacete, luvas – e três bicicletas, duas adultas e uma infantil, foram sorteados entre os participantes.
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com