Planejamento Estratégico do Município de Itajaí é apresentado pela Univali

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresentou ao prefeito Volnei Morastoni os resultados da parceria com o Município de Itajaí para o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040. O evento foi realizado manhã desta segunda-feira (26). Além dos secretários municipais e corpo técnico da Prefeitura e da universidade, acompanharam os resultados o reitor Mario Cesar dos Santos e reitor eleito Valdir Cechinel Filho na sala de reunião do Gabinete do prefeito. O relatório  consultou quase 2 mil pessoas diretamente para estabelecimento de metas.

Na reunião foram apresentados os relatórios finais do PEMI Gestão e PEMI ODS, em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O professor Ovídio Felippe da Silva Júnior, coordenador da equipe na Univali no PEMI Gestão, apresentou os dados recolhidos através das consultas populares que envolveram 1.800 pessoas diretamente.



Diante das diferentes estratégias utilizadas para recolher as ideias dos cidadãos, o professor Ovídio avaliou: “Eu represento aqui a população de Itajaí. E podemos ter críticas ao nosso trabalho, mas não podemos ser criticados sobre a falta de participação”. Com base em pesquisas de opinião, levantamento de dados e nas oficinas do PEMI, foram sistematizadas 1.200 ideias, 228 ações estratégicas e 33 objetivos.

Responsável pelo PEMI ODS junto à Univali, Marcus Polette apresentou projetos para o Município de Itajaí em relação aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em mais de mil páginas, o relatório PEMI ODS reuniu 22 projetos bandeira, para as secretarias, fundações e autarquias do Município de Itajaí e 322 ações governamentais.

Organização do Planejamento Estratégico, andamento dos projetos e fiscalização
O Escritório PEMI foi apresentado como órgão do Município de Itajaí responsável pela gestão dos projetos e ações definidos pelo Planejamento Estratégico. Sob a coordenação de Alcides Volpato, a equipe irá trabalhar em seis frentes de atuação: gestão, ODS, controle, projetos, captação e comunicação.

Trabalho especializado e de continuidade

“A riqueza dos dados apresentados nos dá um diagnóstico que aumenta ainda mais nossa responsabilidade de agir”, ressaltou o prefeito Volnei Morastoni ao lembrar sobre as muitas horas dedicadas ao planejamento. Ele também observa que esse trabalho permite o diálogo com a comunidade e a parceria do trabalho especializado da universidade.

O reitor da Univali Mario Cesar dos Santos parabenizou o empenho dos servidores da Prefeitura de Itajaí e estabeleceu as parcerias necessárias com “a inteligência institucional da Univali”. Já o reitor eleito, Valdir Cechinel Filho parabenizou a coragem do Município de Itajaí e garantiu a manutenção da parceria no Planejamento Estratégico e na condução de outros projetos para Itajaí.

Os relatórios de gestão e das ODS do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí serão apresentados em outras duas oportunidades: em 3 de abril para os servidores e multiplicadores da Prefeitura de Itajaí e em 9 de maio para toda a população de Itajaí no Centreventos Luiz Henrique da Silveira.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.