Praia Acessível 2018 inicia atividades no dia 08 de janeiro

Um dos 10 polos esportivos do “Viva Verão” é o Praia Acessível, projeto que tem como objetivo fazer a inclusão de pessoas com deficiência através dos esportes de praia. O programa começa no dia 08 de janeiro (segunda-feira) e contará com duas cadeiras anfíbias (que auxiliam no banho de mar de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida), além de esportes adaptados como o voleibol sentado, bocha paralímpica, um balanço adaptado para cadeirantes, e também outras modalidades como minibasquete, slackline, minifutebol, xadrez e quadro de coordenação motora.

As atividades contarão com monitores da FME e da Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social, voluntários da Associação de Apoio as Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI) e do Instituto Catarinense de Esporte para Deficientes (ICED), além do apoio de salva-vidas militares e agentes de trânsito que garantirão vagas especiais para deficientes físicos.



A Diretora de Esportes Comunitários da FME, Mariana Dalvesco, relata que na edição-piloto do programa deste ano foram realizadas pesquisas para saber quais eram as preferências e necessidades de cada usuário, o que poderá proporcionar um maior número de frequentadores em 2018. “Certamente teremos um número bem superior de participantes, uma vez que iremos ampliar o número de dias (neste ano foram apenas cinco dias de testes, em 2018 serão 35 dias); além disso, o horário de funcionamento foi determinado de acordo com a preferência dos usuários que responderam nossas pesquisas durante a primeira edição”, falou.

Mariana também fala da possibilidade de integração de quem não é deficiente nos esportes acessíveis, o que é chamado de “inclusão inversa”. “Exceto pelo banho de mar, todas as demais atividades são oferecidas a qualquer pessoa que tenha interesse em praticar as atividades esportivas adaptadas, desde que se submetam às regras, promovendo o que chamamos de inclusão inversa, onde o indivíduo comum se inclui nas atividades destinadas à deficientes”, completa.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.