Praia de Taquaras recebe obras de reurbanização

A Praia de Taquaras, um dos cartões-postais de Balneário Camboriú, está sendo reurbanizada. O projeto, intitulado “Caminhos de Taquaras” vai valorizar o potencial turístico da região e criar o primeiro espaço de esporte e lazer para os moradores e visitantes, tudo em harmonia com a natureza.

Todo o trecho de um quilômetro da Interpraias, ao longo da Praia de Taquaras, será reurbanizado. O estacionamento, que hoje fica ao lado da restinga, será transferido para o outro lado da rua e no local será criado espaço compartilhado para pedestres e ciclistas, área de esportes como skate e patins, área de lazer e um espaço lúdico para crianças com parquinho e outros equipamentos para brincadeira.



Neste primeiro momento, a obra está sendo executada num trecho de 200 metros que é considerado piloto. Os trabalhos estão sendo executados pela equipe da Secretaria de Obras. Em 2018 será dada continuidade na obra e a comunidade local poderá dar sugestões para o uso deste espaço.

“Neste primeiro momento, os moradores estão nos questionando sobre as vagas de estacionamento. Elas não serão eliminadas. Faremos bolsões de estacionamento no outro lado da avenida, com acessos adequados para os veículos e circulação de pedestres, espaço para manobras, diferente do que acontece hoje já que os veículos atrapalham o trânsito”, explicou o arquiteto e urbanista da secretaria de Planejamento, Fábio Miranda Becker. Segundo ele, a ideia é valorizar esse espaço ao lado da restinga, permitindo a contemplação de Taquaras por moradores e visitantes, o que hoje não é possível devido aos carros que ocupam o local.

O projeto Caminhos de Taquaras faz parte de uma proposta maior, chamada “Interpraias Estrada Parque” que prevê intervenções em trechos da avenida para lazer e preservação ambiental. O trabalho também vai ao encontro do “Bandeira Azul” programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão inscritas na fase piloto do programa. Para conseguir esse certificado as praias devem se enquadrar em 34 critérios, divididos em 4 grupos: Educação Ambiental, Saneamento/Qualidade das Águas, Segurança das Praias e Gestão Ambiental. No mundo existem mais de quatro mil praias com essa certificação, sendo que apenas quatro estão localizadas no Brasil.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com