Prefeitura de Camboriú divulga ações para o Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Camboriú divulgou um cronograma com atividades previstas para marcar o Outubro Rosa na cidade (confira abaixo). Desde o início do mês, as Unidades de Saúde oferecem exames relativos à saúde da mulher, como mamografias, ultrassom de mama e transvaginal, em regime extensivo com a pretensão de zerar a fila até janeiro de 2018. No sábado, dia 21, todas as Unidades vão atender em mutirão das 8 às 18 horas para coleta de preventivos de colo de útero.

Também está prevista na programação uma formação para os servidores da Saúde com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Uma palestra, aberta ao público, sobre a importância da alimentação e hábitos de vida saudáveis na prevenção do câncer de mama e colo do útero será realizada no dia 25. A programação encerra com uma ação social, que será promovida na quinta-feira, 26, na Praça das Figueiras, para valorização da mulher.

O secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos, reforça a importância da promoção da saúde da mulher como maneira de prevenir não apenas o câncer de mama, mas outras doenças que atingem majoritariamente o sexo feminino. “Tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero, que estão entre os que mais atingem as mulheres, têm uma boa chance de cura quando diagnosticados cedo. É importante difundir entre as pessoas uma cultura do autoconhecimento e da vida saudável, porque muitas enfermidades também podem ser evitadas, ou combatidas com mais facilidade, com alimentação adequada e prática de exercícios físicos”, defende.

“O autoexame salvou minha vida”

A servidora do Município de Camboriú Estela Cristina Peres foi diagnosticada, aos 34 anos de idade, com um tipo raro de câncer de mama, extremamente invasivo. Um mês depois de uma mamografia em que não foi identificada nenhuma anormalidade, ela notou um caroço em seu seio durante o autoexame em casa. O tumor era tão agressivo que em poucos dias Estela já estava em cirurgia.

Hoje, com 37 anos, ela faz questão de destacar para todas as mulheres a importância do autoconhecimento e da atenção ao próprio corpo. “Se eu não tivesse descoberto, não estava aqui. O autoexame salvou minha vida. Por isso, dou tanta importância para a campanha do Outubro Rosa”, revela. Com sua experiência, Estela aconselha às mulheres que toquem seus seios todos os meses e saibam como eles são em cada fase do ciclo menstrual para serem capazes de notar caso algo diferente se manifeste.

Ser feliz também é uma prevenção

Foram dois anos de tratamentos para Estela até a última sessão de quimioterapia, realizada há um ano. A história de luta e superação a deixou com uma série de experiências para compartilhar com quem vive o mesmo. A primeira dica de Estela para quem recebeu um diagnóstico positivo de câncer é manter a alegria e uma rotina mais próxima possível da normalidade. “Não se agarrem a tabus, porque o câncer tem cura e o estado psicológico é tudo. É essencial que a gente acredite no sucesso do tratamento, que tenha pensamento positivo e continue fazendo tudo o que fazia antes – com moderação no que for necessário”, defende.

Estela também destaca a importância de manter um cuidado cotidiano de si, com práticas de exercícios físicos e alimentação saudável. “O fato de eu ter uma vida e uma alimentação saudáveis foi essencial para o tratamento. Eu não fumava, praticava pilates, corria e me alimentava bem. Fiz uma quimioterapia muito forte, mas me mantive estável por isso”, explica.

Por fim, ela recomenda participar de grupos de apoio, conviver com pessoas que têm experiências semelhantes para compartilhar, além de se aproximar da família e amigos, cultivando as relações que fazem bem. “Levar uma vida feliz, ao lado das pessoas que te amam e te apoiam, também é uma prevenção. Agora, nada mais me deixa triste. Eu tive a oportunidade de ver a vida de outro jeito e não espero mais para ser feliz: sou feliz hoje mesmo”, encerra.

Confira a programação completa para o Outubro Rosa em Camboriú:

Desde o início do mês – Mutirão de exames relativos a saúde da mulher como: mamografias, ultrassom de mama e transvaginal, para reduzir o tempo de espera, com a pretensão de zerar a fila até janeiro de 2018.

20/10 (sexta-feira) – Palestra Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama, ação para os servidores em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer – às 19 horas, no Auditório da Prefeitura

21/10 (sábado) – Mutirão de Saúde da Mulher – Coleta de Preventivos – 8 às 18 horas, em todas as Unidades de Saúde

25/10 (quarta-feira) – Palestra sobre alimentação e hábitos de vida na prevenção do câncer de mama e colo do útero – 9h, na Academia de Saúde (Rua Tarci Testoni dos Santos, centro)

26/10 (quinta-feira) – Atividade de encerramento: Ação Social para valorização da mulher, 14h30min, na Praça das Figueiras

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com