Prefeitura de Camboriú oferece curso de boas práticas para manicures e tatuadores

A Prefeitura de Camboriú, por meio da equipe de Vigilância em Saúde, oferece na próxima segunda-feira, dia 24, o Curso de Boas Práticas para Manicures e Tatuadores. O evento será realizado no Auditório da Prefeitura, com início às 14h30min. A ideia é capacitar os profissionais da cidade para que trabalhem de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O treinamento também abordará o controle e combate às hepatites e os participantes poderão fazer testes rápidos da doença, além de receber vacinação.

Servidores da Vigilância Sanitária de Camboriú tem visitado estúdios de tatuagem e salões de beleza desde o início do mês, convocando tatuadores e manicures para participar do curso de boas práticas. Josiane Farias, diretora da Vigilância em Saúde, pede que quem deseja se imunizar contra a Hepatite, traga sua carteira de vacinação. “Os participantes receberão certificado e, a partir de agora, para renovação ou emissão do alvará sanitário será exigida formação no curso”, completa Josiane.

Outros cursos poderão ser oferecidos ao longo do ano, de acordo com a avaliação da Vigilância em Saúde, já que a objetivo é capacitar todos os profissionais que atuam com alvará sanitário na cidade. O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, explica que por esse motivo, desde abril, a Secretaria de Saúde de Camboriú oferece gratuitamente o Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. “Nossa meta com esses cursos é profissionalizar todos os serviços que podem ter impacto na Saúde Pública, promovendo a prevenção, o que é melhor para as pessoas e é melhor para a cidade”, defende.

Prevenção e controle de hepatites virais

Para os profissionais de Saúde, Julho é considerado o mês de prevenção e controle de hepatites virais. Pensando nisso, além do curso de boas práticas para manicures e tatuadores, a Secretaria de Saúde também oferecerá capacitação interna, para os servidores de Camboriú, e testes rápidos de hepatite para os moradores. “No dia 25, a Vigilância em Saúde oferece aos funcionários da Secretaria um treinamento sobre combate às hepatites, doenças sexualmente transmissíveis e HIV”, informa o secretário Ronnye Peterson.

Além disso, em 28 de julho, Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, serão oferecidos testes rápidos de hepatite C na Praça das Figueiras das 9 às 17 horas. De acordo com a enfermeira e coordenadora do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CEDIT), Gabriela Garcia Torres, todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade também oferecerão os testes rápidos de hepatite C no mesmo dia. “Os testes serão para todos que têm tatuagem e para quem é maior de 40 anos. É muito importante que a população aproveite e faça os testes porque a hepatite C é uma doença silenciosa e muitas vezes não apresenta sintomas”, reforça Gabriela.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com