Premiação de entidade suspeita, coloca prefeito de Porto Belo como o 4º melhor de SC.

Na tarde do último sábado, recebemos um email que chamou a atenção pelo título e pelo conteúdo.
A mensagem eletrônica enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Belo, com o título “Porto Belo tem o 4º melhor prefeito de SC”, chegou trazendo um “possivel” ranking das 27 cidades com os melhores prefeitos do estado de Santa Catarina.
A lista trazendo Bombinhas com o 22º Lugar, Irani em 2º e sem constar cidades como Itajaí, Florianópolis ou Balneário Camboriú, trouxe a tona, a dúvida sobre os critérios adotados para eleger a lista de 27 nomes entre 295 municípios do nosso estado.

De acordo com a publicação, foi avaliado “os gestores através de classificação em pesquisa nacional de utilidade pública, realizada nas áreas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde dos municípios nos seus primeiros 150 dias de gestão”.
Com um texto pomposo e rasgando seda para o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, diversas ações do governo municipal foram relatadas.

Famoso quem?

A pesquisa feita pelo instituto União Brasileira de Divulgação (UBD), com sede na cidade de Paulista, no Pernambuco, tem poucas informações em seu site.
A página eletrônica apresenta apenas a listagem, sem mais detalhes sobre a pesquisa, nem mesmo os critérios e como é feito as perguntas, afinal, a sede do instituto fica a mais de 3000km daqui.
Começa chamando atenção pela empresa, em nome do proprietário, ser pessoa Jurídica de natureza individual. A firma individual na data de sua abertura, hoje conhecido por MEI.

Ao entrar no site do instituto, tudo que se vê é isso.
Clique na imagem para ampliar.


Clicando sobre o estado de Santa Catarina, o que se vê é isso.
Clique na imagem para ampliar.

Sem informações sobre a historia do instituto, o site se limita apenas a dizer que o Diretor de Pesquisa é o Senhor Fernando Vieira da Cunha
O Instituto não tem credenciamento de nenhum órgão e estranha até na maneira de entrar em contato. Pois tem apenas um celular e um email para tal.
O site ainda diz que tem uma representação em Zurique, na Suíça. Que, na página, está como Zurich.

Sob suspeita
Indo um pouco mais a fundo, pesquisando sobre o instituto, encontramos diversas denuncias sobre “compra de premiação” por parte de prefeituras e envolvendo o instituto.
Lembra muito aqueles emails que recebemos dizendo que nossa empresa foi classificada para receber um prêmio, mas o jantar de premiação custa uma fortuna.
Grande maioria vinda do nordeste brasileiro, as denúncias se estendem também para a credibilidade do instituto e da pesquisa.
Uma das manchetes, fala sobre a cidade e Tabira/PE, e diz:

Em um portal de notícias da cidade de Montadas/PE, a manchete é um pouco pior.

E traz documentos

As denúncias se repetem, como pode ser visto  AQUI , AQUI e AQUI. Uma rápida consulta no Google, confirma todas estas informações.

Até o momento, nenhum pagamento nesse sentido foi visto no Portal da Transparência, no site da Prefeitura de Porto Belo. Porém o teor das denúncias, valem de investigação para tal.

Procurado pela reportagem, não conseguimos contato com a assessoria do Prefeito de Porto Belo, Emerson Stein. O espaço está aberto para posicionamento.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com