Procon BC: Consumidor pode solucionar on-line problemas com empresas

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Consumidores podem resolver problemas de consumo sem sair de casa. Se trata da ferramenta “consumidor.gov.br”, que auxilia o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor de Balneário Camboriú (PROCONBC) na resolução de conflitos. Disponível em todo país, o serviço permite a comunicação direta com empresas, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Para utilizar o serviço, o consumidor deve, primeiramente, verificar se a empresa sobre a qual quer abrir um chamado, consta na lista de integrantes da plataforma. Após a resposta por parte da empresa, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida. Os registros dos requerimentos alimentam uma base de dados, com informações, índices de resolução e de satisfação dos consumidores. Dentro do próprio site, é possível ler as últimas reclamações registradas e ver a lista das empresas participantes e seus respectivos desempenhos.

De acordo com o diretor do PROCONBC, Jean Carlo Lopes, por ser um serviço alternativo, não substitui a reclamação feita pessoalmente nos Órgãos de Defesa do Consumidor. “A ferramenta tem a finalidade de otimizar o tempo do consumidor, já que ele antecipa uma possível solução de sua própria casa. Bem como, garantir uma maior agilidade de resposta por parte das empresas”, ressalta Lopes.

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O PROCONBC está localizado na Rua 2000, nº 856, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h

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Informações Adicionais:

Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCONBC)
(47) 3366-6144

Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Pedro Henrique Homrich

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