PROCON dá dicas ao consumidor na hora das compras de Natal

Publicidade

Com as festas de fim de ano chegando, os consumidores podem ter dor de cabeça com as compras de presentes para o Natal. E é pensando nisso que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Balneário Camboriú dá dicas e informações preventivas ao consumidor, na hora das compras de Natal.

Segundo a fiscal de Relações de Consumo do Procon/BC, Andressa de Abreu Lins, a principal dica é a pesquisa de preço, pois a maioria dos produtos sofre variação de valores durante essa época do ano. Fazendo essa pesquisa, o consumidor poderá ter acesso à uma gama maior de produtos com mais qualidade e com preços acessíveis. A fiscal alerta também os consumidores para uma possível situação de troca. “É importante colher informação do lojista quanto a possibilidade da troca do presente ou do produto adquirido, visto que não há obrigação de troca quando o produto não apresenta vícios”, destaca.

Também recomenda-se prestar atenção se o preço anunciado é o mesmo marcado na hora de passar a mercadoria no caixa, e se este for diferente, o consumidor tem o direito de levar o produto pelo valor da etiqueta ou do anúncio. Quanto à cobrança de papel de presente feita em alguns estabelecimentos, a regra é simples: nenhum estabelecimento é obrigado a fornecer papel de presente de forma gratuita, entretanto, se for cobrado algum valor sobre o papel ou embrulho, é necessário que haja informação da cobrança.

Publicidade

De acordo com uma pesquisa feita nas 27 capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 40% dos consumidores pretendem adquirir presentes de Natal pela internet. Nesse caso, além das pesquisas de preço o consumidor deve estar ciente de outras coisas. “Para produtos adquiridos por meio de internet, catálogo, entre outros que não seja na loja física, o consumidor poderá desistir da compra em até 07 (sete) dias do recebimento do produto”.

 

____________________
Informações adicionais:

Procon/BC
(47) 3367-0619

Publicidade