Professores de Balneário participam de formação de educação empreendedora do Sebrae

Cerca de 50 professores dos Centros Educacionais Professor Antônio Lúcio, Taquaras e Iate Clube, de Balneário Camboriú, participaram nesta segunda-feira (21), do primeiro dia de formação do projeto “Educação Empreendedora” do Sebrae em parceria com o Município. O projeto visa promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo.

O encontro aconteceu no Auditório do CEM Antônio Lúcio proferido pela consultora do Sebrae, a professora Iara Regina Calil. Em sua fala ela destacou a importância de trazer para as salas de aula, o empreendedorismo com enfoque na humanização, como conteúdo de reforço curricular. “As pessoas têm que empreender em tudo na vida. Seja como aluno, filho ou profissional. É um tema fundamental que está sendo ofertado pelo material do Sebrae para alunos do 1º ao 9º ano. A prática da aplicação desse curso traz a oportunidade de um olhar mais diferenciado, sistêmico e comprometido com a formação integral do aluno”, explicou a consultora.

Para a professora de Inglês do 6º ao 9º ano do CEM Taquaras, Daniela Sanches Lutz, o empreendedorismo faz parte da vida e da história das pessoas no sentido de sonhar e acreditar em um investimento. “Acho muito importante podermos nos aprofundar no tema e assim encorajar os alunos para novas expectativas e para que eles descubram suas próprias habilidades”, falou.

Na ocasião foi apresentada a fundamentação teórica e metodológica do projeto para todos os professores. Será utilizada a metodologia chamada de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que desenvolve a temática não somente como abertura de negócios, mas o empreendedorismo pra vida, com ações transversais que permeiam todas as disciplinas e trabalha conceitos como ética, cidadania e responsabilidade social. Outros temas como o papel do professor no âmbito de formar cidadãos para o futuro e o entusiasmo e comprometimento da classe fizeram parte do encontro.

A formação será dividida em dois segmentos, um para professores do 1º ao 5º ano, de terça a quinta-feira (22 a 24), e outro para professores do 6º ao 9º ano na quinta e sexta-feira(24 e 25), com término na segunda-feira (27).

Sobre o projeto “Educação Empreendedora”

O programa trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Neste ano, o CEM Taquaras, CEM Iate Clube e o CEM Antônio Lúcio irão participar do programa, que no ano que vem expandirá para as demais escolas. Para que o conteúdo seja levado para a sala de aula, antes os professores passarão por formação.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com