Professores e Supervisores da rede pública passam por capacitação ambiental em Balneário

Nesta quinta-feira (01), a partir das 13h, ocorrerá no Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira a 1ª Capacitação de Professores e Supervisores na Educação Ambiental de 2018. Durante o encontro, assuntos relacionados ao tema “Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú” serão abordados, com o objetivo de que as equipes pedagógicas dos Núcleos Municipais de Educação Infantil de Balneário Camboriú apliquem todo o conhecimento adquirido da programação no dia a dia das escolas.

“Haverá uma palestra sobre a Gestão Participativa de Recursos Hídricos, sobre o papel do Comitê do Rio Camboriú, além de uma oficina que vai mostrar na prática como os professores podem levar o tema ‘água’ pra sala de aula”, explicou o técnico do Comitê Rio Camboriú, Fernando Assanti.



“Nós vemos a educação ambiental como um conteúdo permanente e contínuo. Os professores multiplicadores que serão formados levarão ações relacionadas ao meio ambiente, para os núcleos de educação infantil”, disse a técnica pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Dijaiza Gomes de Sá.

A iniciativa é dividida em três etapas: a capacitação de professores e supervisores; a implementação em sala de aula durante o mês de março e, por fim, a apresentação dos resultados  simpósio técnico, que ocorrerá em abril no Instituto Federal Catarinense, em Camboriú. Aproximadamente 54 professores e supervisores de educação infantil vão participar do evento.

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Programa Terra Limpa e do Comitê Rio Camboriú. A capacitação será das 13h às 17h30. O CEM Ivo Silveira fica na Avenida Santa Catarina nº 637 – Bairro dos Estados.

Terra Limpa

O Terra Limpa existe há mais de 17 anos e é um programa de educação ambiental de gestão compartilhada entre as secretarias da Educação e do Meio Ambiente. O programa tem por objetivo sensibilizar a criança e o adolescente para a preservação ambiental, garantindo assim futuros cidadãos conscientizados. A capacitação é uma das primeiras ações de educação ambiental formal do Programa Terra Limpa para o ano letivo de 2018.

Programação:

13h – Credenciamento e apresentação da programação
13h30 – Palestra: Uso da água – aspectos práticos e legislação
14h – Palestra: Comitê Camboriú – O que é e o que faz
15h – Indicações de métodos de trabalho em sala de aula (oficina)
17h30 – Encerramento

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com