Professores terão capacitação a bordo de Barco-Escola no Rio Itajaí

Vinte e cinco professores da rede municipal de Balneário Camboriú participarão de uma capacitação a bordo do Barco-Escola do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) nesta terça-feira (13). Representantes do Programa Terra Limpa, os professores percorrerão o Rio Itajaí por cerca de 1h30min, período no qual serão tratados temas como ambientes marinhos, biodiversidade, atividades de pesca, atividades portuárias, navegação, embarcações, contexto histórico e cultural, meio ambiente e outros assuntos sugeridos pelos participantes. A atividade é fruto de uma parceria entre o IFSC e o Programa Terra Limpa de Educação Ambiental. O Barco-Escola “Aprendendo com o Mar” é um projeto de extensão do IFSC.

O ponto de partida para a atividade será a Delegacia da Capitania dos Portos, em frente ao Mercado Público de Itajaí. Todos os participantes deverão levar um documento para identificação pela Marinha do Brasil. É recomendado que os professores levem protetor solar, água, casaco (devido ao vento), vistam calça e usem calçado fechado. A atividade ocorrerá das 13h30min às 17h30min.

“O participante é o multiplicador do Programa Terra Limpa na escola. A intenção da capacitação é tratar as questões dos recursos hídricos, a importância das matas ciliares, o assoreamento. Eles terão uma vivência de dentro do rio para as margens”, explica a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones.

O Terra Limpa surgiu como projeto em 1998 e, em 2008, virou programa por meio da Lei 2.884, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental. O programa, que tem gestão compartilhada entre as secretarias do Meio Ambiente e de Educação, objetiva desenvolver ações que sensibilizem a criança, o jovem e a comunidade para a conservação e preservação do meio ambiente. As ações do programa se dão por meio de palestras, assessorias, consultorias, campanhas ambientais, entre outras atividades.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com