Profissionais da saúde terão capacitação sobre escorpiões

Nos dias 16 e 17 de agosto a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP/BC) e Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), vai promover um treinamento de capacitação destinado aos agentes comunitários de saúde e demais profissionais de saúde interessados com o tema “Atualização sobre Escorpiões: o Papel da Atenção Básica”.

O objetivo do treinamento, que será no Auditório do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), é atualizar conhecimentos dos profissionais nas rotinas assistenciais para que haja maior qualidade nos atendimentos. Os conteúdos abordados na capacitação serão sobre o papel da Atenção Básica no controle de escorpiões, vigilância dos acidentes por escorpiões e biologia dos escorpiões.



O Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) é o setor responsável por capturar e manejar animais da espécie encontrados na cidade seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Os agentes do CCPU já possuem todo o treinamento e experiência necessários para lidar com situações em que o cidadão comunica o aparecimento de escorpiões.

“Realizamos esse controle com a busca espontânea quando o cidadão relata que encontrou ou viu um escorpião, então nós vamos à casa da pessoa e fazemos a “busca ativa”, ou seja, procuramos dentro da casa, no jardim, terreno, tubulação, dentro de guarda-roupas, armários. Essa busca é feita durante o dia e também à noite, com o uso de uma lanterna ultravioleta”, disse a diretora do CCPU, Geosí de Lima Matos.

Caso encontre um escorpião, o cidadão deve ligar diretamente para o CCPU através do telefone (47) 3366-4593, para Guarda Municipal através do número 153 (principalmente em casos noturnos, fins de semana ou feriados) ou então pelo 0800 da Ouvidoria Municipal (0800 644 3388).

Vale ressaltar que uma vez constatada a presença do escorpião, a visita dos profissionais do CCPU inclui-se no calendário padrão de visitas no local relatado, que terá monitoramento mensal, trimestral ou semestral de forma permanente. Apenas neste ano, 58 escorpiões foram capturados pelo CCPU.

Para realizar a inscrição no treinamento os profissionais de saúde devem se cadastrar no link formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=40634 e escolher o dia e horário em que desejam participar.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.