Programa de Combate ao Tabagismo é realizado em Balneário Camboriú

Nesta terça-feira (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), oferece auxílio às pessoas que desejam parar de fumar. O programa tem o objetivo de reduzir o número de fumantes prevenindo doenças causadas pelo fumo e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco.

O PNCT recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), é desenvolvido nas Unidades de Saúde do município com atendimentos em grupo. De acordo com a enfermeira responsável pelo programa no Posto de Saúde Central, Roseli Cristina Alonso Gulli, os interessados participam de quatro sessões onde são utilizados livros protocolados pelo MS com conteúdo sobre parar, resistir e permanecer sem fumar.

São chamados de 10 a 15 pacientes por mês, que estão na lista de espera, para participar do grupo que se reúne todas as segundas-feiras, às 17h30. Roseli destaca que fumar prejudica a saúde e causa inúmeras doenças, sendo as cardiovasculares e respiratórias as mais comuns. “As piores patologias advêm do fumo. A melhor prevenção que a pessoa pode fazer por ela mesma é parar de fumar. Primeiro é preciso ter vontade e depois procurar ajuda. Se conseguimos fazer uma pessoa para de fumar estamos eliminado o risco de mais 10 pessoas que estão a sua volta”, explica ela se referindo aos fumantes passivos, aqueles que apenas inalam a fumaça do cigarro.

Os pacientes são acompanhados individualmente por mais três meses, pelo médico Jean Savio Dazzi Macedo, para dar continuidade ao tratamento com medicação via oral ou por adesivo que controla a intensidade de nicotina no organismo.

Quem tiver interesse em participar do grupo deve ter cadastro na Rede Municipal de Saúde e procurar a unidade mais próxima de sua residência para ser incluído na lista de espera. Mais informações na Secretaria de Saúde pelo telefone (47) 3261-6200.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com