Projeto Cão Terapia alegra pacientes do Hospital Ruth Cardoso

Latidos e muita bagunça. Essa é a imagem que vem à cabeça quando se pensa em vários cachorros reunidos em plena luz do dia. Mas a realidade do projeto Cão Terapia é bem diferente: todos os peludos participantes são dóceis, quietos e obedientes. O Cão Terapia é uma iniciativa da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú e, inicialmente, tinha como objetivo a aproximação de cães e pessoas da Terceira Idade em casas de repouso. O sucesso foi tanto que o projeto acabou se estendendo para o Hospital Municipal Ruth Cardoso.

As cadelas Belinha e Clarinha começaram a participar do Cão Terapia após quatro meses do início do projeto, que começou em janeiro desse ano. Clarinha é filhote de Belinha e foi gerada justamente para participar do projeto. Elas andam em um carrinho de bebê e encantam os pacientes e funcionários do hospital. “Elas gostam de pessoas, são muito afetivas, são bem carinhosas e têm o perfil para estar no Cão Terapeuta. Eu acho importante dar uma função para eles, para não serem só o cãozinho de dentro de casa” diz a dona das duas, Estela Mariz Corrêa, de 44 anos.



Estima-se que cerca de 500 visitas foram feitas pelos cães durante o ano. Quarenta cachorros de todas as cores, raças e tamanhos participam do projeto. No início da visita, do lado de fora do hospital, são separadas duplas (um de porte grande junto com outro de porte pequeno); quando entram no hospital, seguem para os quartos dos adultos e depois para a ala pediátrica.

A coordenadora do projeto Vitória Ferreira, de 19 anos, conta como foi o início da ação, que só aconteceu por conta de Artur, o cachorro da secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello. “Ele começou a ir para a secretaria conosco e através disso a gente levou ele pro lar, gostaram, e então a gente desenvolveu o projeto”. Vitória fala também dos critérios que o cão e seu dono precisam respeitar para participar da iniciativa. “Para participar tem que ter todas as vacinas em dia, nenhuma doença contagiosa, ser dócil e o dono tem que se comprometer a vir pelo menos uma vez por mês.”

O Cão Terapia encerrou as atividades do ano nesta quarta-feira (20), e está previsto para retornar na segunda semana de janeiro. O projeto entra em ação no Hospital Municipal Ruth Cardoso (Rua Angelina, S/N, Bairro dos Municípios) todas as quartas-feiras às 14h.

_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.