Projeto de Camboriú entre os dez melhores em prêmio Estadual de Educação

O projeto “Trânsito, uma mobilização na escola”, realizado por alunos da escola municipal Professora Ivone Terezinha Garcia, ficou com a sétima colocação do Prêmio Ana Moreira de Educação. O trabalho pedagógico aborda melhorias para a sinalização entorno da escola, como forma de aumentar a segurança dos estudantes, e foi um dos mais votados – em plataforma online – entre as 23 iniciativas indicadas. A premiação, organizada pelo Congresso Catarinense de Educação (Concate), foi realizada nos dias 18 e 19 de novembro, em Itajaí.

Idealizado pelos professores Alaíde Alves Leite, Elizabeth Quasne e Jucimar Mattos da Silva, o projeto envolveu atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, durante a Semana Nacional do Trânsito – de 8 e 25 de setembro. “Ficamos felizes com a colocação geral do projeto. Não esperávamos tamanha repercussão, já que o intuito do trabalho era atingir os alunos, tornando-os cidadãos com senso crítico apurado a respeito do ambiente em que vivem. É um mérito bem grande, ainda mais que a escolha foi por voto popular e não tínhamos pretensões similares enquanto fazíamos o projeto”, enfatiza Alaíde.

Para execução do trabalho, os alunos da escola realizaram um reconhecimento do espaço entorno da unidade de ensino. Divididos em quatro grupos, os adolescentes pautaram a importância da sinalização na região, estudaram as leis municipais, fizeram registros fotográficos e pesquisaram sobre o órgão responsável por mudanças de trânsito em Camboriú. Uma carta ofício elaborada em sala de aula foi entregue ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutram) com as solicitações ao fim do projeto.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com