Pronto Socorro do Ruth Cardoso é readequado e semi-intensiva irregular é desativada

O Pronto Socorro do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, passou por readequações na sua estrutura. Agora o local conta com duas salas de observação, sendo uma masculina e uma feminina, conforme preconiza a legislação. A mudança só foi possível após o fechamento de uma UTI semi-intensiva, que funcionava de forma irregular no local.

O Hospital Ruth Cardoso conta com 10 leito de UTI adulta e oito leitos na neonatal, que também realizam o trabalho de uma semi-intensiva. Por isso o fechamento do espaço no Pronto Atendimento não interferiu nos atendimentos. “Já faz duas semanas que a semi-intensiva foi fechada e até agora o Ruth Cardoso não precisou encaminhar nenhum paciente do hospital para outras UTIs da região. Pelo contrário, estamos recebendo pacientes de outros hospitais em nossa UTI. Isso mostra que temos condições plenas de atender integralmente a demanda de leitos de UTI do hospital e da região”, explicou o coordenador médico e responsável técnico da UTI, César Meirelles.

Todas as UTIs da região são regidas por uma Central que administra as vagas nas UTIs, regulamenta a internação dos pacientes e possibilita o repasse de recursos para custeio do tratamento. A semi-intensiva que funcionava no Pronto Atendimento, não estava oficialmente registrada, portando era irregular. “Desde que assumimos a gestão do Ruth Cardoso identificamos esta situação e agora conseguimos solucioná-la”, explicou o diretor-geral do HMRC, Rodrigo Massaroli.

De acordo com o Rodrigo, tanto a estrutura do Pronto Socorro quanto a da semi-intensiva não cumpriam diversas determinações da Resolução – RDC 50, que estabelece como deve ser a infraestrutura física em saúde. “A UTI semi-intensiva é para pacientes que estão perto de ter alta da UTI e não podem ficar junto ao Pronto Atendimento. No local, os leitos não tinham barreiras de isolamento, por exemplo. Além disso, os pacientes da enfermaria, homens e mulheres, tinham que dividir o mesmo ambiente, o que também não é permitido. Agora o P.S conta com dois leitos de emergência e duas salas de observação e o Hospital conta com a UTI adulta e também a neonatal, regulamentadas pela Central”, disse Rodrigo.

____________________
Informações Adicionais:

Hospital Municipal Ruth Cardoso
(47) 3169-3700

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com