Saúde de Camboriú organiza mutirões de combate à dengue em cemitérios

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Programa de Combate à Dengue, irá realizar dois mutirões simultâneos nessa quarta-feira, dia 8, para combater focos do mosquito Aedes aegypti nos cemitérios municipais Central e Jardim das Acácias, localizado no bairro Rio do Meio. Dez agentes de endemias e dez agentes comunitárias de saúde (ACS) irão se dividir entre os dois cemitérios para recolher materiais que acumulam água parada e também orientar os moradores que transitarem no local.

O coordenador do Programa de Combate à Dengue, Maurício Costa, explica que todo o material que for retirado será direcionado ao Ecoponto do município. “Muitas pessoas não sabem, mas manter pratinhos ou embalagens nas plantas contribui com a proliferação dos focos do mosquito. O intuito dessa ação é evitar o surgimento desses focos e a reprodução do Aedes aegypti no município”, pontua Maurício.
Em junho deste ano foi realizada uma ação semelhante nos cemitérios da cidade e, apenas no Central, oito sacos de 100 litros foram retirados com materiais que acumulam água parada. Já no Cemitério Jardim das Acácias, o número foi ainda maior: 37 sacos. “Sabemos que foi um ano difícil. Os focos do mosquito só aumentaram, mas isso porque nosso controle também aumentou. Muitas áreas estavam descobertas. Ampliamos nossa rotina de combate e ainda iremos ampliar muito mais. Só que também cabe ao morador se sensibilizar. A luta contra o Aedes aegypti é de todos nós e diária”, enfatiza o secretário de Saúde, Ronny Peterson Nasser dos Santos.
A ação de prevenção foi acordada durante uma reunião entre representantes da Secretaria, do Programa e também da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Vigilância Epidemiológica, na tarde desta terça-feira, dia 7.
Focos do mosquito em Camboriú 
O Programa de Combate à Dengue já identificou 307 focos do mosquito – transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zica vírus – desde o início do ano. Os bairros Taboleiro e Monte Alegre são considerados infestados e já computam 132 e 92 focos, respectivamente. Centro vêm em seguida com 40 focos do mosquito.
Confira abaixo o número de focos em cada bairro:
Taboleiro – 132
Monte Alegre – 92
Centro – 40
Lídia Duarte – 20
Areias – 11
Rio Pequeno – 4
São Francisco de Assis – 4
Cedro – 2
Santa Regina – 2
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com