Saúde de Itajaí inicia mutirão de consultas de dermatologia e neurologia

Publicidade

Pacientes que estão aguardando na fila começaram a ser atendidos nesta segunda-feira (17)

O Município de Itajaí deu início, nesta segunda-feira (18), ao mutirão de consultas de dermatologia e neurologia. Os pacientes que estão aguardando na fila de espera por essas especialidades já começaram a ser atendidos em uma das clínicas credenciadas pela Secretaria de Saúde – ao todo, há quase duas mil consultas reprimidas somente nessas áreas.

“Demos início às consultas de dermatologia e neurologia e já temos contratadas consultas de anestesiologia e ortopedia. São demandas antigas que a administração Volnei Morastoni está conseguindo agilizar para a população”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Publicidade

Para atender às demais especialidades e exames reprimidos, o edital de chamamento público do mutirão continuará aberto até o fim do ano para que novas clínicas possam se credenciar. Além disso, nesta semana o mutirão de exames completou dois meses e atingiu os 5,4 mil procedimentos realizados.

Ao todo, já foram realizadas 1.092 ressonâncias magnéticas, 705 tomografias, 2.213 ultrassonografias, 910 dopplers, 76 ecocardiogramas, 171 espirometrias, 59 colonoscopias e 174 endoscopias. O investimento total previsto é de R$ 5 milhões com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

“O mutirão de exames trouxe benefícios enormes para a população. Hoje estamos conseguindo atender com rapidez e eficiência quem precisa de um exame na rede pública”, pontua Dellagiustina.

Aumenta número de faltas

Apesar do grande número de exames já realizados, o secretário de Saúde de Itajaí também destaca a quantidade de faltas de pacientes. Nos dois meses do mutirão, já foram registradas 1.714 faltas de pessoas que confirmaram o procedimento e não apareceram no dia agendado. A ausência prejudica o ritmo do mutirão, interrompe o tratamento e acaba tirando a vaga de quem também está na espera por um exame. A maior parte das faltas foi registrada nos exames de ultrassonografia (1.040) e doppler (323).

Caso o paciente não possa comparecer no dia agendado para o exame, deve comunicar ao prestador no momento do agendamento e remarcar o procedimento. Os pacientes que faltarem aos exames ou consultas irão para o final da fila de espera. Também é necessário ficar atento ao chamado da Secretaria de Saúde ou das clínicas conveniadas, mantendo o cadastro de telefone e endereço atualizado na unidade de saúde ou na Secretaria.

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria da Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Publicidade