SC tem 9 das 15 bandeiras azuis de certificação ambiental no Brasil

Na próxima temporada de verão, Santa Catarina terá nove das 15 bandeiras azuis recebidas pelo Brasil. Elas são um selo internacional, que garante que o visitante vai encontrar no local informação, água de qualidade e educação ambiental.

As bandeiras azuis catarinenses ficarão em locais em quatro cidades diferentes:



  • Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras
  • Marina Tedesco, em Balneário Camboriú
  • Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú
  • Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú
  • Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos
  • Praia Grande, em Governador Celso Ramos
  • Embarcação Água Viva Mergulho, em Florianópolis
  • Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis
  • Lagoa do Peri, em Florianópolis

Marina Tedesco

A Tedesco Marina Garden Plaza, em Balneário Camboriú/SC, é a mais nova marina a receber o selo internacional de certificação do programa Bandeira Azul, para a temporada 2018/2019. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20), em reunião decisiva na cidade de Copenhagen (Dinamarca).

Os critérios de atribuição da bandeira azul incluem diversos parâmetros em categorias como: qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infra-estruturas de apoio.

Entre as práticas ambientalmente sustentáveis realizadas na Tedesco Marina estão a coleta das águas de chuva para lavação dos barcos, aquecimento solar das águas dos chuveiros, uso único e exclusivo de estopas retornáveis, coleta seletiva de resíduos em toda a Marina, coleta de pilhas, área verde preservada de mil metros quadrados, caixas separadoras de água e óleo em todo o pátio e o sistema pump out de recolhimento de degetos das embarcações.

Balneário Camboriú 

Duas praias de Balneário Camboriú ganharam o certificado de Praia Bandeira Azul. Estaleiro e Estaleirinho deverão hastear a Bandeira Azul até o fim do ano.

Em junho de 2018, Estaleiro e Estaleirinho já tinham recebido a aprovação do Júri Nacional. Além das duas praias, a Tedesco Marina Garden Plaza, de Balneário Camboriú, ganhou o selo internacional do programa. As certificações são válidas para a temporada 2018/2019.

“Essa certificação é muito importante para Balneário Camboriú porque nos coloca num patamar diferenciado de cidade que investe na proteção e preservação do meio ambiente e tem preocupações ecológicas que se traduzem em ações concretas. Com a certificação Bandeira Azul, uma certificação internacional, Balneário passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades reconhecidas por boas práticas em relação à nossas riquezas naturais. É uma excelente notícia que nos motiva a buscar fazer ainda mais pelo meio ambiente da nossa cidade”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.