SC tem chance de temporais nesta sexta e até neve no fim de semana

Santa Catarina deve ter temporais em todas as regiões do estado nesta sexta-feira (24). O fenômeno deve ser mais forte no Oeste e áreas mais altas do Norte, conforme o meteorologista Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia. Para o fim de semana, também está prevista queda acentuada de temperatura.

De acordo com a Epagri/Ciram, que monitora as condições meteorológicas do estado, os temporais devem começar no Oeste e chegar às demais áreas no decorrer do dia.



Deve haver pancadas de chuva moderadas e fortes em alguns momentos, juntamente com raios. Há risco de granizo e vento forte, com rajadas acima de 60 km/h, segundo a Epagri/Ciram. Isso deve ocorrer devido ao avanço de uma frente fria pelo estado.

Queda de temperatura

A partir de sábado (25), as temperaturas devem cair significativamente no estado, de acordo com Puchalski, principalmente no Oeste e na Serra. A manhã de domingo (26) também deve ser muito fria. Porém, como a previsão para esse dia é de sol, as temperaturas sobem um pouco durante a tarde.

A Epagri/Ciram afirmou que há a Serra catarinense tem chance de neve neste fim de semana. De acordo com o órgão, há possibilidade na tarde e noite de sábado e madrugada de domingo. Há condição de chuva congelada na Serra e no Oeste, nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, nesses dois dias.

Ventos fortes e mar agitado no litoral

Para o litoral, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado, a Epagri/Ciram prevê para sábado e domingo rajadas fortes de vento Sudoeste e Sul, entre 50 km/h e 70 km/h.

O mar deve ficar agitado, com picos de onda entre 2,5 metros e 3,5 metros em áreas afastadas da costa. Não se descarta a possibilidade de ressaca. É desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações, conforme a Epagri/Ciram.

A previsão é da chegada de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul no sábado. Ele deve se deslocar para o alto mar no domingo. Também há avanço de uma massa polar.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.