SECAJ tem parceria com projeto de Educação Condutiva

A Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude (SECAJ) possui parcerias em diferentes projetos que beneficiam os itajaienses. Um deles é o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, um dos poucos centros do país. A educação condutiva é uma pedagogia que trabalha com movimentos. Através dela é possível desenvolver habilidades e a reabilitação de crianças e adolescentes com sequelas motoras, ocasionadas por paralisia cerebral. O projeto é mantido com doações e com a ajuda do Município, através da Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude e da Secretaria da Educação.

A Associação Pássaros de Luz é organizada por um grupo de pais e profissionais. Os pais são responsáveis em realizar eventos de arrecadação de fundos, além de organizarem a parte financeira e de manutenção do local. Já a equipe pedagógica trabalha para desenvolver a educação condutiva. O Centro possui um profissional formado no assunto, que possui o título de condutor. Esta especialidade não existe no Brasil, por esse motivo, a condutora da Pássaros de Luz veio da Hungria.

Gracia Maria Nascimento Corrêa é diretora da Associação. Ela está envolvida com o trabalho desde o início da Pássaros de Luz. Logo no começo já existiam jovens que começaram a participar da Associação. Hoje, elas possuem uma melhor autonomia de vida. Aprenderam a conviver e se comunicar com seus próprios jeitos. Seja através dos olhos, movimento dos braços ou alguns sons. Ela explica que pensar, falar, olhar e andar, são diferentes formas de movimentos trabalhados diariamente. “Todos os dias a gente tem grandes alegrias, pois sempre há pequenas conquistas. É a vida gerando vida”.

As conquistas vem através de um trabalho árduo que busca um mesmo propósito, proporcionar melhor qualidade de vida tanto para crianças e adolescentes, quanto para os pais. Um bebê que consegue sentar sozinho, segurar a cabeça. Uma criança que consegue pegar uma caneta, segurar e ter força para largar é uma grande vitória.

Uma das mães que fazem parte se chama Isabela Trape Neves. A mãe dos gêmeos Luiza e Bruno, nunca imaginou que um dia teria um filho portador de paralisia cerebral. Foi no parto, que Bruno, hoje com sete anos, sofreu uma lesão que mudaria a sua vida e de seus pais. Isabela conta que a primeira reação ao saber da lesão do filho, foi o desespero. A Pássaro de Luz foi o grande apoio que a fez seguir e frente e lutar pela vida do filho. Segundo os médicos, ele ficaria em estado vegetativo. Porém, através de muito trabalho, Bruno já consegue ficar em pé, sentar sozinho, segurar objetos e está se encaminhando para deixar de usar fraudas.

A Educação Condutiva foi criada foi criada entre as décadas de 40 a 50, pelo médico húngaro András Petö. O método é aplicado a pessoas com paralisia cerebral, adultos portadores de sequelas de A.V.C (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson, mielomeningocele (medula espinhal de um bebê que não se desenvolve adequadamente) e hidrocefalia (acúmulo excessivo de líquido dentro do crânio, que gera inchaço cerebral).

Hoje o projeto trabalha 33 alunos, entre bebês de três meses e jovens de até 27 anos. O centro já chegou a receber adultos, e cogita a possibilidade de voltar a trabalhar com eles.

Além da Pássaros de Luz, a SECAJ possui outras seis parcerias. Instituto Crescer (Movimento Cidadania e Juventude), Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação (Parque Dom Bosco), Associação para o desenvolvimento Artístico Cultural e ocupacional do Portador de Necessidades Especiais, Associação de Equoterapia Vale do Itajaí e Litoral (ADEVIL), Associação Proarte de Itajaí e Centro de Intervenção e Estimulação Precoce Vovó Biquinha.

__________________
Informações Adicionais:
Secaj
(47) 3248-9483

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com