Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário é destaque em projeto da Fundação Oswaldo Cruz

Balneário Camboriú é uma das cidades brasileiras selecionadas na 5ª edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2017. A iniciativa – uma parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi), do Ministério da Saúde e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), tem por objetivo conhecer e dar visibilidade a boas práticas de municípios, estados, Distrito Federal no campo da saúde da pessoa idosa, e escolher, nas cinco regiões do Brasil, as 14 melhores práticas.

O projeto que a Secretaria da Pessoa Idosa está desenvolvendo no Quilombo de Passagem do Morro do Boi, foi um dos selecionados. “Fomos até o Quilombo de Passagem, conversamos e levamos psicólogos, pedagogo e historiadora, para entender suas reais necessidades de atendimento médico e básicos. Propusemos para eles resgatar elementos da comunidade, cultural e histórico, através de conversas para retratar sua ancestralidade”, disse um dos idealizadores, Douglas Branco.

As ações no  Quilombo de Passagem do Morro do Bo seguem até o dia 20 de novembro, com uma atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra, com a participação dos idosos dessa comunidade. “Faremos uma integração de histórias com idosos de lá para que a gente possa conhecer eles e eles nos conhecerem”, comentou a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello.

A pesquisa ficará no acervo da FIOCRUZ disponível para pesquisa no portal.fiocruz.br. “É um fato inédito na cidade, no qual deixaremos registrados nossos trabalhos em um dos institutos de pesquisa mais antigos do país”, disse ela. A ação faz parte das atividades que serão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Pessoa Idosa para a obtenção do Selo Cidade Amiga do Idoso.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com