Secretaria de Educação oferece cardápios nutricionais aos alunos das escolas municipais e CEIs

A Secretaria de Educação de Camboriú conta em seu quadro com duas nutricionistas, responsáveis pela elaboração de cardápios e pelo controle de qualidade dos alimentos servidos nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs). Os cardápios, adaptados após a criação da Lei nº 11.947/2009, são balanceados de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária.

A legislação determina, dentre outras exigências, que os alimentos incluídos sejam da safra da época, preferencialmente provenientes da região, e que o cardápio atenda a algumas recomendações nutricionais específicas, como controle de teor de sódio, açúcares e gorduras. “Cuidamos e somos responsáveis pela alimentação desde os bebês até os adultos do Centro de Educação Municipal de Jovens Adultos (CEMJA)”, explica Cristina Sgnaolin, nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar de Camboriú.
Antes dessa regulamentação, os nutricionistas eram responsáveis apenas pelo cardápio, mas, de acordo com as determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), eles se tornaram responsáveis técnicos de todo processo, desde a compra e o exame de qualidade dos alimentos, até a formação das merendeiras. “Damos cursos de higiene e manipulação de alimentos para as merendeiras”, completa Lisia Toniazzo, nutricionista da Secretaria de Educação.
Nesta sexta-feira, dia 31, é comemorado o dia do Nutricionista. “Temos muito que comemorar neste dia. Nós estamos conquistando o reconhecimento como profissionais da área da saúde”, declara Cristina.
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.