Secretaria de Saúde monitora praia de Itajaí com presença de escorpiões

A Secretaria de Saúde de Itajaí  está monitorando a presença de escorpiões da espécie amarela na Praia Brava. Desde o início do ano, as equipes da Vigilância Epidemiológica capturaram 360 escorpiões nas mediações. Uma placa foi instalada na orla para avisar os banhistas dos riscos.

Outros dez pontos da cidade também são vistoriados e ações preventivas estão em andamento para buscar soluções para o problema.



Monitoramento dos escorpiões

Com hábitos noturnos e resistentes a inseticidas, para combater os escorpiões as equipes realizam ações preventivas durante uma vez na semana na Praia Brava. “A população não precisa ficar com medo. A gente tá monitorando ali a área, os escorpiões possuem hábitos noturnos, não vão sair de dia numa temperatura de 40°C”, disse o técnico da Vigilância Epidemiológica Lucio Vieira.

De acordo com o técnico, os animais possuem rápida proliferação. “Na Praia Brava a gente tem a questão da comida, que é um atrativo pra ele [escorpião], como baratas e outros pequenos insetos”, explica.

A Vigilância Epidemiológica recomenda que se alguém avistar um escorpião ligue para o telefone (47) 3249-5571com atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 19h. Já em caso de acidentes, a orientação é para procurar uma unidade de saúde ou uma unidade de referência.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.