Secretaria de Saúde oferece transporte para camboriuenses doarem sangue

Publicidade

Camboriuenses que desejam doar sangue podem se cadastrar junto à Secretaria de Saúde para participar de uma das excursões, promovidas neste mês, como apoio à campanha Junho Vermelho. A Secretaria providenciará transporte e agendamento para quem se dispor a doar: no dia 17, sábado, as doações serão no Hemocentro de Blumenau; já na segunda, dia 19, serão na Universidade do Vale do Itajaí. O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, explica que o inverno costuma registrar uma baixa significativa nos estoques de hemocentros, principalmente devido ao aumento na incidência de doenças respiratórias.

“Quem quiser contribuir, mas não tem como se locomover até algum ponto de coleta, pode ligar na Secretaria de Saúde e se inscrever para o transporte”, reforça o secretário. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Florianópolis, coordena a Hemorrede Pública do Estado.  São seis hemocentros regionais na rede: Blumenau, Joinville, Lages, Joaçaba, Chapecó e Criciúma. Cada um desses é responsável por atender toda a região do seu entorno.

Para doar sangue, é preciso ser maior de 18 anos ou ter autorização dos responsáveis legais, no caso de adolescentes de 16 a 17 anos. O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. Segundo a enfermeira Diane Schwerz, também é necessário pesar acima de 50kg e estar bem descansado e bem alimentado no momento da doação. “Durante a doação, o voluntário recebe um lanche, mas é importante que não esteja em jejum. Ao mesmo tempo, também deve evitar refeições muito gordurosas e, principalmente, a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas antes”, esclarece.

Publicidade

O prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, explica que a doação é segura e indolor. “Uma pequena porcentagem do sangue total é coletada e o procedimento não representa riscos à saúde do doador. Em contrapartida, uma única doação pode salvar muitas vidas, já que os componentes do sangue vão tratar diferentes enfermidades. Alguns pacientes em quimioterapia precisam de transfusões frequentes, por exemplo, além dos casos de acidentes e cirurgias”, destaca Elcio.

A qualquer momento do ano, camboriuenses candidatos à doação de sangue podem agendar a coleta no Hemocentro de Blumenau pelo telefone (47) 3222 9800. Quem deseja se cadastrar para participar da saída promovida pela Secretaria de Saúde de Camboriú pode entrar em contato no (47) 3365 9400, ou ir diretamente ao seu endereço: Rua Porto Alegre, 698.

Publicidade