Secretário de Saúde do Estado diz que mamografia não é urgente

Em entrevista à repórter Gabriela Machado, da NSC TV, o secretário da saúde do Estado, Vicente Caropreso, ao ser questionado sobre isso, disse que mamografia não é urgência.

Conforme divulgado pela coluna de Eduarda Demeneck, nesta semana, no Diário Catarinense, os exames de mamografia e raios-X estão suspensos desde outubro no Hospital Tereza Ramos, em Lages, porque o CR. O digitalizador de imagens usado nos aparelhos dos dois exames, estragou.

Ontem, em entrevista à repórter Gabriela Machado, da NSC TV, o secretário da saúde do Estado, Vicente Caropreso, ao ser questionado sobre isso, disse que mamografia não é urgência, já outros exames, como a tomografia, são.

“O governo vai priorizar sempre os exames que forem  de mais urgência”, destacou.

Enquanto isso, o hospital deixa de realizar cerca de 100 atendimentos diários e não há prazo para concerto dos aparelhos. A direção da unidade diz que o equipamento está no conserto e que o processo pra compra de um novo está sendo realizado. Mas, a empresa Rochatec, responsável pelo conserto, diz que só vai arrumar o equipamento depois que o governo quitar a dívida referente a outros serviços com eles.

Vale lembrar que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Segundo estudo do Hospital do Câncer de Barretos, a detecção cedo reduz em 42,85% as mortes entre as mulheres. A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

 

Fonte: DC
Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com