Simulado da Defesa Civil de Balneário acontece nesta segunda (9)

A Defesa Civil de Balneário Camboriú por meio do Grupo de Respostas a Ações Coordenadas (GRAC) realiza na segunda-feira (09), às 19h, o Simulado de Inundação, no Bairro dos Municípios. Os voluntários serão divididos entre sala de comando e um centro operacional. O ponto de encontro será no Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia.

O intuito, de acordo com o diretor da Defesa Civil, Fabrício Melo, é orientar os moradores das redondezas e treinar os componentes do GRAC. “Precisamos estar a postos para qualquer evento de grandes proporções que possam ocorrer. A população do Bairro dos Municípios, será convidada a participar do simulado, sendo recolhida e indo até o abrigo no Centro Educacional Municipal Vereador Santa”, explicou Fabrício.

A equipe da Defesa Civil, os Bombeiros Voluntários e o Instituto Federal Catarinense (IFC) passaram nas ruas do bairro, com um informativo, explicando e entregando o Plano de Emergência Familiar, com orientações de como agir em situações de risco. “No local de abrigo, teremos palestra para quem estiver lá e serviremos um jantar. Queremos estar prevenidos para qualquer situação”, ressaltou o diretor. Fabrício fala ainda que a população pode ficar tranquila, que não há nenhum evento climático previsto, o simulado é apenas para preparar a população e os membros do GRAC. “Estamos somente trabalhando com a prevenção, não tem nenhum fenômeno climático para acontecer, não queremos assustar a população”, tranquiliza.

Estão entre as ações do simulado, testar o alerta, analisar o tempo de resposta e de remoção dos atingidos, acompanhar a mobilização do abrigo e a forma como ele será administrado e sensibilizar os moradores de áreas de risco sobre os problemas que podem ser ocasionados.

Integram o GRAC a Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Secretaria de Administração, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, FUMTRAN, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, IFC e Bombeiros Voluntários.

Um simulado de mesa já foi realizado no último dia 31 de agosto. Nesta atividade, as ações foram somente pros membros do GRAC.

______________________
Informações Adicionais:

Defesa Civil
(47) 3263-0190

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com