TCE aponta irregularidades em radares de sete cidades de SC

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) apontou irregularidades em radares eletrônicos do estado. Conforme o órgão, alguns equipamentos foram instalados em locais onde não havia necessidade em ao menos sete cidades catarinenses, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.

O TCE identificou que lombadas eletrônicas instaladas em Concórdia, Joaçaba, Itajaí, São Miguel do Oeste, Ituporanga, Joinville e Jaraguá do Sul foram colocadas em locais sem um estudo sobre o número de acidentes, o fluxo de veículos e o número de vítimas.



Os dados, conforme o Tribunal, ajudam a definir onde são instalados os equipamentos para redução da velocidade. Outra irregularidade identificada pelo órgão, é que não eram feitos estudos técnicos periódicos, para medir a eficácia dos radares na redução de acidentes. Além disso, não era comprovada a aplicação dos recursos arrecadados com as multas para melhorar o sistema.

Os auditores acreditam que muitos motoristas podem ter sido multados por radares instalados de forma irregular. Em Joaçaba, a prefeitura informou que todas as lombadas foram retiradas no início de 2017.

Segundo o TCE, as prefeituras terão a oportunidade de se manifestar a respeito dos apontamentos feitos nos relatórios preliminares. Após o encaminhamento das alegações de defesa, a área técnica elaborará novos relatórios. Os processos serão submetidos à apreciação do Ministério Público de Contas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com