Unidade de saúde Votorantim recebe capacitação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Os profissionais da Unidade de Saúde Votorantim receberam, na quarta-feira (16), uma capacitação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Os servidores foram qualificados para reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos. A unidade já é a décima do município a ser capacitada pelo programa.

A oficina foi realizada com apoio dos tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Durante o encontro, são planejadas ações de acordo com a realidade local, bem como são discutidos o manejo do aleitamento materno e a prática da alimentação complementar saudável. Também são fornecidas às equipes informações sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

Em junho, está prevista uma nova capacitação para profissionais da unidade Cordeiros e, em agosto, para os servidores da unidade Jardim Esperança. “O objetivo desse trabalho é qualificar cada vez mais os profissionais da atenção básica, com enfoque na amamentação e na alimentação complementar, além de alcançar os seis critérios definidos pelo Ministério da Saúde para conquistar a certificação de mais unidades”, comenta a nutricionista da Secretaria de Saúde de Itajaí e responsável pela Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Alessandra Monestel.

Seis unidades de saúde do município já receberam a certificação pelo Ministério da Saúde: Canhanduba, Cidade Nova I, Espinheiros, Santa Regina, Costa Cavalcante e Nossa Senhora das Graças. As unidades Cidade Nova II, Promorar II e Itaipava também receberam capacitação e já foram confirmadas pelo Governo Federal para ganhar a certificação do programa, totalizando 23 equipes da Estratégia Saúde da Família qualificadas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com