Unidades de Saúde de Camboriú oferecem vacina contra febre amarela

A Secretaria de Saúde de Camboriú disponibiliza doses da vacina contra febre amarela em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. As vacinações são destinadas para moradores que irão viajar para locais com maior risco de contaminação pela doença – áreas endêmicas – e crianças de 9 meses até 10 meses e 29 dias, conforme calendário vacinal. Mães que estejam amamentando também estão incluídas, após os 6 meses da criança. As aplicações são feitas no Centro e nos bairros Monte Alegre, São Francisco de Assis e Santa Regina.

“Com a divulgação constante sobre a febre amarela na mídia, ao longo desta semana, muitos moradores se assustaram e foram em busca das vacinas nas Unidades de Saúde. É necessário a compreensão da comunidade: as vacinações são apenas para pessoas que irão viajar para áreas endêmicas, onde já existem surtos da doença. Quem não for, não precisa se vacinar”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Farias.
Para serem imunizados, os moradores precisam apresentar um comprovante de residência atualizado e a caderneta de vacinação. Gestantes, portadores de doenças crônicas, pessoas com alergia a clara de ovo ou idosos com mais de 60 anos só poderão tomar a vacina com prescrição de um profissional. A orientação para pessoas que irão viajar nas próximas semanas é que procurem por notícias sobre a doença na região que será visitada ou entre em contato com o departamento de Vigilância Epidemiológica do local.
O secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos, informa que 500 doses da vacina foram entregues ao Município pela 17° Gerência Regional da Saúde na quinta-feira, 18. “Optamos por distribuir as doses entre as quatro Unidades de Saúde para abranger um número maior de moradores. Além disso, assim como outros tipos de vacinação, uma ampola da vacina dura 6 horas após ser aberta. Com a concentração das aplicações nesses bairros, evitaremos desperdícios”, completa.
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.