Vacina BCG passa a ser aplicada com agendamento em Camboriú

Em virtude do desabastecimento da vacina BCG, comunicado aos municípios pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Camboriú teve que alterar o procedimento de aplicação das doses. A partir de quinta-feira, dia 8, a aplicação de vacinas será feita com agendamento e nas unidades de Saúde Central e do CAIC.

A diretora da Vigilância em Saúde, Josiane Farias, esclarece que sem a destinação das vacinas pelo Ministério é preciso ter formas de evitar o desperdício de doses. “Um frasco permite a aplicação em 10 crianças. Com o agendamento, garantimos o aproveitamento de 100% e impedimos que algumas fiquem sem a vacinação”, explica. A vacina BCG é uma das primeiras vacinas aplicadas no recém-nascido e protege a criança contra a tuberculose.



A nota informativa emitida pelo Ministério indica ainda o desabastecimento das vacinas pentavalente e pneumocócica 23 valente. Estas vacinas, entretanto, seguem sendo disponibilizadas em todas as unidades de Saúde com sala de vacinação. “Destas duas vacinas ainda temos uma boa quantidade em Camboriú. Só teremos mudanças caso este desabastecimento se mantenha por um longo período”, finaliza a diretora.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.