Vacina contra febre amarela será oferecida em 16 municípios

Neste mês de dezembro, 16 municípios catarinenses vão receber vacinação contra a febre amarela, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). A meta é imunizar, até fevereiro de 2019, todos os moradores do estado que nunca receberam a vacina e que tenham idades entre 9 meses e 59 anos.

As doses serão disponibilizadas em:



  1. Itajaí
  2. Balneário Camboriú
  3. Bombinhas
  4. Camboriú
  5. Itapema
  6. Navegantes
  7. Porto Belo
  8. Angelina
  9. Antônio Carlos
  10. Biguaçu
  11. Canelinha
  12. Leoberto Leal
  13. Major Gercino
  14. Nova Trento
  15. São João Batista
  16. Tijucas

No estado, até o final de agosto, somente moradores de 162 municípios, sendo a maioria no Oeste, eram obrigados a se imunizar contra a doença, porque faziam parte da Área de Recomendação de Vacinação (ACRV) contra a febre amarela. Depois, o Ministério da Saúde decidiu estender a todas as cidades catarinenses.

Ainda está prevista vacinação nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 em outros municípios. O calendário pode ser conferido no site da Dive-SC.

A doença

A febre amarela não é contagiosa e só pode ser contraída pela picada de um mosquito infectado pelo vírus. A enfermidade pode durar pouco tempo ou evoluir de forma grave, podendo levar à morte.

Qualquer pessoa que não tenha sido vacinada que more ou visite áreas onde há transmissão da doença pode contrair a febre amarela.

Sintomas da febre amarela — Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Sintomas da febre amarela — Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.