Vacinação contra gripe Influenza é prorrogada até sexta-feira (22)

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a campanha de vacinação contra gripe influenza até a próxima sexta-feira (22), conforme orientação do Ministério da Saúde. A medida foi adotada em função da baixa procura pela imunização em todo país. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

Na semana passada, Itajaí atingiu 77,98% da meta de vacinação da campanha. Ao todo, foram aplicadas 29.713 doses em pessoas do grupo prioritário, além de 8.510 doses em doentes crônicos e 3.032 doses aplicadas em clínicas particulares. Os grupos que mais se vacinaram foram idosos (91,06%) e trabalhadores de saúde (83,07%). Mães no pós-parto e professores são os que menos se vacinaram com pouco mais de 50% da meta.



“Nesta semana continuaremos reforçando a vacinação em pessoas do grupo de risco, considerado mais vulnerável à doença. Porém, já liberamos a vacina para mais grupos e, na quarta-feira (20), faremos uma nova avaliação dos estoques. Se ainda estiverem sobrando doses, vamos estender a campanha para toda população até acabar as doses”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Nesta segunda-feira (18), a vacinação foi liberada também para profissionais da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícias Militar e Civil.

Prevenção

A vacina contra influenza é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves em função da gripe, como internações, pneumonia bacteriana e por outros vírus, sinusite, otite e desidratação. A imunização oferecida na rede pública protege contra três tipos de vírus da influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Os vírus circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão. Por isso, é importante manter os ambientes ventilados e lavar as mãos frequentemente. Neste ano, Itajaí já registrou seis casos de gripe influenza, a maioria deles em crianças.

Os sinais e sintomas da gripe, em geral, são: febre alta, calafrios, tosse, que pode ser seca ou com expectoração, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.

Quem pode se vacinar:

– Pessoas acima de 50 anos
– Crianças maiores de seis meses até nove anos
– Gestantes
– Mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto
– Trabalhadores de saúde de órgãos públicos e privados, inclusive dos setores administrativos
– Professores de escolas públicas e privadas, inclusive dos setores administrativos
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas e diabéticas) e outras condições especiais (imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias)
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional
– Profissionais da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícias Militar e Civil

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com