Vacinação contra o HPV em Camboriú: público-alvo foi ampliado para 26 anos até o final de agosto

Até o final de agosto, moradores de Camboriú com até 26 anos poderão ser imunizados contra o HPV. A Secretaria de Saúde da cidade segue uma recomendação do Ministério, encaminhada para todos os municípios que têm doses com validade até setembro. Após esse período, as vacinas voltarão a ser administradas apenas para o público-alvo, de 9 a 15 anos.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Taísa Carolina Todero, explica que Camboriú tem cerca de 300 doses disponíveis neste momento. “Poderão tomar a vacina homens e mulheres até 26 anos nas unidades de Saúde que ainda têm doses à disposição”, explica ela. Apenas as unidades do Cedro, Rio Pequeno e Santa Regina não têm as doses, mas a enfermeira destaca que os moradores desses bairros podem procurar outras unidades para receber a imunização. As unidades do bairro Areias e Central são as que possuem a maior quantidade de doses.

Para a faixa etária incluída temporariamente, de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois e seis meses. “As pessoas que tomarem a primeira dose nesse período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS”, detalha Taísa.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com