Ventania de sábado derruba figueira no centro de Florianópolis

A árvore que caiu após o vento e a chuva fortes que atingiram Florianópolis na tarde de sábado (23), tinha entre 30 e 40 anos, informou a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) neste domingo (24). O órgão emitiu um laudo técnico indicando a remoção da árvore do local por uma questão de segurança. A figueira ficava na Praça dos Namorados no Centro da capital.

Com mais de 10 metros de altura, ela estava em um canteiro suspenso do solo, a um metro do chão. Segundo o biólogo da Floram, Francisco Antônio da Silva Filho, a árvore era de uma espécie exótica do Brasil, ficus benjamina ou figueira, popular na jardinagem.

“Suas raízes, que são superficiais naturalmente, não se aprofundaram no solo em função de estar plantada suspensa”, afirmou Silva.

Veja também: Defesa Civil atendeu ocorrências durante a chuva de sábado em Balneário Camboriú

Conforme a Floram, a altura da figueira e a localização entre dois edifícios, que formaram um corredor de vento, contribuíram para a queda.

O biólogo da Floram indicou a retira da árvore do local por uma questão de segurança. Silva alertou para o movimento na praça, próxima a dois colégios, com estruturas de lazer e uma feira semanal. Desta forma, o laudo técnico foi pela retirada da árvore e pela possibilidade de cultivo em outro local.

Fonte: G1
Foto: NSC TV

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com