Voluntários fazem a diferença nos serviços de saúde e atendimento ao idoso em Balneário Camboriú

Nesta segunda-feira (28), é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Em Balneário Camboriú, cerca de 400 voluntários dedicam seu tempo em ações da Secretaria da Pessoa Idosa e Hospital Municipal Ruth Cardoso. A atenção, o cuidado e a dedicação dos voluntários fazem a diferença nos serviços realizados pelo município.

Na Secretaria da Pessoa Idosa são 168 voluntários que ajudam a conduzir mais de 70 oficinas gratuitas, que diariamente atendem os idosos da cidade levando aprendizado e qualidade de vida. Professores de língua, canto, instrumentos musicais, artesanato, oratória e Corpo de Bombeiros são alguns dos voluntários que trabalham com os idosos do município. “O trabalho desses voluntários é muito importante para os nossos idosos. As pessoas que tiverem projetos para este público, seja de lazer, saúde, esporte ou cultura podem nos procurar que serão bem-vindos”, disse a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello. No dia 04 de setembro três novas oficinas, ministradas por voluntários, iniciam no local: aplicação de Reike, Curso de Oratória e Xadrez.

No Hospital Municipal Ruth Cardoso o número de voluntários é ainda maior. No primeiro semestre deste ano, cerca de 235 pessoas estiveram envolvidas em alguma ação artística ou terapêutica no local, dentre ONG’s e artistas independentes. Existem grupos que desenvolvem suas ações semanalmente, como a Rede da Alegria formada por “doutores de palhaçaria” que levam música e alegria ao ambiente hospitalar. Outros grupos visitam o hospital a cada 15 dias, como o Coral dos Idosos, a Cão Terapia e outros que vão mensalmente ao HMRC como o Colégio Energia, Colégio de Aplicação da Univali e o Canto Terapia.

“Neste primeiro semestre os voluntários realizaram mais de 119 ações no hospital, dentre dança, teatro, música, literatura e até cinema, como o Cine SESC” conta o diretor do Ruth Cardoso, Rodrigo Massaroli. Além disso, os voluntários realizam doações, quase que diárias, aos pacientes. “Nesse semestre foram cerca de 108 doações dentre fraldas adulto e infantis, brinquedos, kits para recém-nascidos, roupas, material higiene pessoal. Tivemos também um profissional de arquitetura e um designer de interiores que elaboraram projeto de adequação para pediatria e maternidade”, disse o diretor.

O Hospital mantém uma agenda para programação, organizada pelos assistentes sociais. Interessados em fazer algum trabalho voluntário no local podem fazer contato por telefone no (47) 3169-3700, pelo e-mail [email protected] ou presencial. Na Secretaria da Pessoa Idosa também há espaço para voluntários que queiram realizar ações isoladas ou contínuas. O contato pode ser feito por telefone no (47) 3261-5300 ou na sede da Secretaria na Rua 1822 n° 614 – Centro.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300

Hospital Municipal Ruth Cardoso
(47) 3169-3700

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com