10 anos do Hospital Municipal Ruth Cardoso

Com início do atendimento ao público em 10 de outubro de 2011, o Hospital Municipal Ruth Cardoso completa 10 anos neste domingo (10). A unidade atende moradores de toda região, sendo a maior parte das cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Segundo dados do hospital, 33% dos atendimentos são de moradores de Balneário Camboriú, e em torno de 67% são moradores de outros municípios.

O Hospital Ruth Cardoso atua com atenção especial à humanização do atendimento, contando com 21 especialidades em regime de plantão e sobreaviso, sendo elas: Anestesiologia, Bucomaxilofacial, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ginecologia, Obstetrícia, Hemoterapia, Infectologia, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria, Pronto Socorro, Radiologia, Terapia Intensiva Adulto, Terapia Intensiva Neonatal e Urologia.

Também possui equipe multidisciplinar, composta por cerca de 400 médicos e prestadores de serviço de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem (raio-x, ultrassonografia e tomografia) e mais de 800 colaboradores das áreas de enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social, psicologia, segurança do trabalhador, segurança patrimonial, manutenção, higienização, administrativo e agência transfusional.

“As equipes do Hospital Municipal Ruth Cardoso estão dedicadas a preservar e recuperar a vida dos pacientes, e é com este propósito que trabalhamos todos os dias. Além disso, presenciamos a alegria de novas vidas, visto que nascem mais de três mil bebês por ano na Maternidade do Ruth Cardoso. São 10 anos de muita dedicação ao próximo e a vida”, compartilha a diretora geral, Syntia Sorgato.

10 anos em números

INTERNAÇÕES – De janeiro a setembro deste ano, o Hospital Ruth Cardoso realizou cerca de 8 mil internações de urgência e por complicações da Covid-19. No mesmo período, o Pronto Socorro Obstétrico atendeu mais de 9,4 mil pacientes. Graças aos trabalhos realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, o Hospital ganhou ano passado o selo “UTI Eficiente 2020”, certificação concedida pela Epimed Solutions, que avalia os números das unidades de todo o país no que se refere aos resultados clínicos associados a utilização eficiente dos recursos.

MATERNIDADE – Nos últimos cinco anos, ocorreram mais de 15 mil nascimentos na Maternidade do Hospital Ruth Cardoso. Somente em 2021, a unidade prestou mais de 8,6 mil atendimentos a gestantes e puérperas. De janeiro a agosto, foram mais de dois mil nascimentos, uma média de 285 nascimentos por mês.

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS – A unidade foi líder na captação de órgãos em Santa Catarina por duas vezes seguidas – uma em 2019 e outra em 2020. Neste ano, o Hospital já captou 24 córneas, 17 rins e nove fígados, totalizando 50 órgãos doados. O trabalho é desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Ruth Cardoso, composta por seis enfermeiras, uma psicóloga e dois médicos intensivistas. A unidade realiza captação de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera do olho.

O Hospital Ruth Cardoso está localizado na Rua Angelina, s/n, no Bairro dos Municípios. O telefone para contato é (47) 3169-3700.