1061 crianças já foram chamadas no Fila Única de BC em 2019

Publicidade

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú já convocou, só nestes primeiros dois meses de 2019, 1.061 crianças do Programa Fila Única. As convocações acontecem todas as sextas-feiras (mediante a abertura de vagas), através de publicação no site da Prefeitura de Balneário Camboriú, no banner localizado no topo da página intitulado “Fila Única”.

“O número elevado de convocações é porque, muitas das crianças convocadas, não compareceram para se matricular. Fizemos a primeira e a segunda chamada, dando prazos para comparecimento na Secretaria de Educação. Quando os pais ou responsáveis não comparecem, chamamos o próximo da Fila, até que a vaga seja ocupada. Esse processo é explicado aos pais, no momento em que a inscrição na Fila Única é feita”, explica a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

Para ingressar no Programa, as crianças devem ter de zero a três anos, o responsável deve comparecer na Secretaria de Educação para preencher a ficha de cadastramento. Para se inscrever é necessário levar CPF e certidão de nascimento da criança, RG e CPF dos pais ou responsável legal; comprovante de residência que pode ser contrato de aluguel reconhecido em cartório; fatura de água, luz, telefone fixo ou internet no nome dos pais ou responsável legal atualizado. Caso não tenha a confirmação de endereço é necessário fazer uma declaração reconhecida em cartório e junto anexar comprovante em nome do declarante atualizado. A Secretaria de Educação fica na Rua Camboriú esquina com Quinta Avenida, no Bairro dos Municípios, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Somente moradores de Balneário Camboriú têm direito às vagas nas creches.

Publicidade

“De janeiro a outubro qualquer criança pode se inscrever na Fila Única. Em novembro fazemos o recadastramento, ou seja, os pais de todas as crianças já inscritas devem atualizar seu cadastro, confirmando que ainda aguarda por uma vaga. Quem não se recadastra, perde o lugar na Fila. Após o recadastramento, fazemos as convocações para o próximo ano letivo, geralmente em dezembro e janeiro. Depois de todo esse processo, voltamos a cadastrar novas crianças na Fila Única a partir de janeiro, retomando o ciclo anual”, explica a coordenadora do Programa Fila Única, Ana Paula Neumann. “O recadastramento anual acontece porque Balneário Camboriú tem uma particularidade: a cidade recebe muitos moradores novos, que permanecem na cidade por poucos meses, geralmente durante a temporada, e depois retornam para suas cidades. Por isso, para agilizar o andamento da Fila Única é necessário recadastrar as crianças”, completa a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

Publicidade