20 animais são resgatados com sinais de maus tratos no Centro de Balneário Camboriú

Equipes das secretarias do Meio Ambiente e Assistência Social, assim como da Guarda Municipal de Balneário Camboriú receberam, através do Conselho de Proteção ao Animal, denúncia de local com vários cães em condições de maus-tratos.

A operação, feita na tarde desta segunda-feira (25), constatou que a residência no Centro da Cidade, estava em péssimas condições de higiene e os animais em situação de maus-tratos. A maioria dos animais apresentava sarna, carrapatos, pulgas e sinais de desnutrição. Ao todo, vinte animais foram resgatados e encaminhados para a ONG Viva Bicho. O tutor dos animais foi encaminhado para a delegacia.

As denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas na Secretaria do Meio Ambiente, através do telefone (47) 3267-7080, de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h. Nos demais horários, o atendimento se dá no telefone 153 da Guarda Municipal. Uma averiguação da situação pelo Grupo de Proteção Ambiental da GMBC irá até o local da ocorrência, onde será feita a avaliação e a constatação da denúncia.

Lembrando que o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena prevista pode chegar de três meses a um ano de reclusão, além de multa. A lei sancionada também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.

Publicidade