2023 e suas perguntas sem respostas

Publicidade

O ano que 2023 chegou e em Balneário Camboriú tem muita gente coçando a cachola tentando entender alguns movimentos que aconteceram nos últimos meses. Desde as eleições gerais, um grande ponto de interrogação surgiu na cabeça de muitos.

As dúvidas são tantas que ainda tem gente perguntando do Caminhão do Peixe, que foi devolvido pela cidade ao Governo Federal em abril do ano passado, por falta de interesse em dar continuidade ao programa. O que rola nos corredores é que a ordem veio de cima, pois não queriam ver pobre amontoado comprando peixe e o cheiro do pescado se espalhando na Dubai.

Aliás, que fim levou aquelas lavagens com cheirinho da Obras? Mais uma dúvida!

Publicidade

Sumiu!

Cadê o Prefeito? Essa é a frase que muitos tem dito por ai. Fabrício repete o erro de Piriquito e está sumidinho da silva na reta final do segundo mandato. Há quem diga que o homem tem ficado mais tempo em Floripa do que no gabinete. Será que o FO está procurando emprego para 2025?

Atender aliados é raro, até com hora marcada o homem some. São raras as aparições.

Ontem mesmo teve uma visitinha ao Comandante Geral da PM, que a imprensa local só soube porque o próprio Comandante comentou em uma entrevista pela manhã. Os detalhes foram divulgados para a imprensa em geral só depois que a “Prefa News” soltou em suas redes. “Prefa News” é o nome carinhoso que dei a todas as mídias da prefeitura e do prefeito que soltam informações antes de enviar para a imprensa.

Câmara

A eleição da mesa diretora da Câmara foi onde se levantou a maior parte das dúvidas que brotaram nos últimos dias. Tem muita gente sem entender até agora.

Mesmo sabendo a rejeição que tinha Omar em meio a base e a própria oposição, porque Fabrício insistiu tanto para eleger o vereador como presidente da Câmara?

Até Medeirinhos, que foi colocado como bode expiatório da parada toda, deixou bem claro desde o início que não votaria em Omar, e não votou. O voto do galo não mudaria nada, a eleição já estava sacramentada para David La Barrica. Ai disseram que foi ele que “dedurou” para a oposição que um deles iria roer a corda. Tadinho do Asinil, tomou a culpa a toa. Uma coisa posso garantir! Não foi ele.

Quarto Poder 

Nos corredores dizem que o “Quarto Poder” de Balneário Camboriú queria que Omar fosse o presidente da Câmara, mas os vereadores deixaram claro que não votariam fazendo a “vontade do pastor”. Bando de falador. Tantos outros nomes para colocar, porque só Omar, sem nem levantar outras possibilidades como Anderson, Kaká, Cristiano ou até mesmo o Gelson que sempre foi fiel ao governo?

Ai surge a pergunta. Qual o interesse do “Quarto Poder” em enfiar Omar goela abaixo dos vereadores, levando até mesmo o prefeito a negociar com o MDB para eleger “o seu”? Afinal, o próprio Fabrício condenou a atitude de Omar em 2018, quando articulou com a oposição para ter a totalidade dos votos que o elegeu presidente para 2019 e 2020.

Movimento

Ao mesmo tempo que tudo isso aconteceu nos últimos meses, o projeto do mega empreendimento da Taroii nas margens do Rio Camboriú, também voltou a ser movimentado dentro da prefeitura para sair do papel. Coincidência? Veremos.

O projeto está parado há anos, sem nenhum avanço da prefeitura, esperando só o executivo enviar para Câmara e finalizar no planejamento, para que a Taroii consiga iniciar o empreendimento. Porque só agora voltou a movimentar? Mais uma pergunta surge. Até achei que tinham desistido.

O problema agora é que o Governo não tem mais maioria na Casa do Povo, e aprovar qualquer coisa será bem difícil.

Terreno 

Ou será que o desespero em eleger o presidente da Câmara, e ter maioria no parlamento a qualquer custo, estaria relacionado aos terrenos vizinhos ao empreendimento da Taroii, que valorizariam gigantescamente com a aprovação do empreendimento?

Afinal, a própria Taroii tem interesse nos terrenos para aumentar a área preservada. Ou seria para aumentar o potencial construtivo?

Negócio das Arábias 

Tem outros terrenos que estão na mira de uma casta de “investidores” na nossa cidade, inclusive um gigantesco na região sul, que também valorizaria muito com o empreendimento na beira do rio. “La garantia soy yo”, diria os fofoqueiros de plantão.

O lobby está em vias de ser regulamentado no Brasil, e nada do que falei, até o momento, tem qualquer indício de crime, mas é bem engraçado como as peças se encaixam quando as informações começam a chegar.

Perguntas 

Várias outras perguntas tem brotado, mas vou deixar para escrever nas próximas colunas. Para começar 2023, acredito que estas já estão de bom tamanho para tirar a pulga de trás da orelha da galera antenada na política balnear.

E a Reforma Administrativa, sai? Ai oh, mais uma pergunta.


2023 e suas perguntas sem respostas
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent

Publicidade