435 casos. Alta na testagem faz Balneário Camboriú “descobrir” novos casos

Balneário Camboriú tem mostrado na prática o quanto a subnotificação de casos pode ser prejudicial em um caso de pandemia e como ela tem prejudicado nas medidas e ações tomadas em todo o Brasil.

“Só tem positivos quem testa.” Essa é a frase que define Balneário Camboriú na luta contra o Covid-19. Com quase 150 mil habitantes, Balneário Camboriú passou a ter um laboratório próprio para coleta e testagem da população com sintomas de coronavírus, sem depender do Laboratório Central de Santa Catarina, Lacen, para realizar os testes para Covid-19. Com a iniciativa, a cidade passou a “descobrir” novos positivos que em situações normais, por ter sintomas leves, não eram detectados.

Desde a sua implantação no dia 13 de maio, o laboratório anexo ao Centro de Acolhimento e Tratamento do Covid em Balneário Camboriú realizou 1034 testes, contabilizados até ontem, dia 29.

Em 16 dias de funcionamento, das 1.034 testagem realizadas, aproximadamente, 66.1% dos resultados foram negativos, totalizando 668 testes. Por outro lado, 151 resultados foram positivos para o coronavírus, o que corresponde em torno de 17,2% e justifica a alta dos casos nos últimos dias. Os demais representam os testes inconclusivos e os exames em andamento.

Enquanto isso, varias cidades do estado do Brasil, dependem dos laboratórios centrais e tem testado somente pacientes com sintomas mais fortes. Como é o exemplo da vizinha Camboriú, que depende do Lacen. A cidade tem 143 confirmados totais e mais de 180 casos de pacientes que apresentaram sintomas leves e não foram testados.

Atualização dos casos em 30 de Maio

Neste sábado (30), Balneário Camboriú registrou 45 novos casos de Coronavírus conforme dados da Vigilância Epidemiológica do município. Com isto, o município chega a 435 casos confirmados. Destes, 216 pacientes já estão recuperados e receberam alta da infectologista após o período de monitoramento.

Dentre os casos confirmados que estão em tratamento, três pacientes estão internados na UTI do Centro Municipal Covid. Os demais casos estão sendo monitorados em isolamento domiciliar.

– CASOS CONFIRMADOS: 435
– CASOS RECUPERADOS: 216
– CASOS MONITORADOS: 286
– ÓBITOS: 2
– EM TRATAMENTO: 217
* UTI: 3
* ENFERMARIA: 0
* ISOLAMENTO DOMICILIAR: 214

Até o momento, desde o inicio da pandemia no município, 1.172 pessoas tiveram seus resultados negativos e 33 pacientes aguardam resultado.

Números de casos internados em Balneário Camboriú:

– CENTRO COVID:
TOTAL 12
– NA UTI: 10 (4 de BC, 3 de Camboriú, 1 de Itapema, 1 de Itajaí e 1 de Navegantes – 8 confirmados e 2 suspeitos)
– CLÍNICA: 2 (1 confirmado e 1 suspeito)
Taxa de ocupação da UTI: 50%

– INTERNAÇÕES NO HOSPITAL DA UNIMED:
TOTAL 16
– NA UTI: 9
– CLÍNICA: 7

– INTERNAÇÕES NO HOSPITAL DO CORAÇÃO:
TOTAL 7
– NA UTI: 2
– CLÍNICA: 5

Comente Abaixo