A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, promoveu nesta semana uma formação em serviço destinada para cerca de 480 profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Auxiliares de Apoio da Educação Especial. A iniciativa, realizada durante a terça-feira (19), teve como tema Biossegurança e Cuidados no Ambiente Escolar.
Nesta primeira etapa da capacitação, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Linha de Cuidado de Saúde da Criança do Departamento de Apoio Técnico Assistencial (DATA), foram abordados conteúdos técnico-operacionais fundamentais para atuação segura e qualificada no contexto escolar.
Entre os temas abordados estiveram: medidas preventivas para mitigação de risco de acidentes, protocolos de biossegurança, identificação de agravos à saúde de estudantes profissionais, bem como fluxos de atendimento em situações que requerem cuidados específicos relacionados aos estudantes com deficiência.
A ação integra estratégias desenvolvidas pelo Departamento de Educação Especial e Inclusiva com o objetivo de fortalecer a rede de apoio multiprofissional, qualificar os processos de cuidado e assegurar ambientes educacionais mais acessíveis, inclusivos e seguros, seguindo as diretrizes da educação inclusiva e proteção integral dos estudantes.
Na próxima etapa, os encontros formativos avançarão para o eixo técnico de manuseio de sondas e dispositivos assistivos. O objetivo é ampliar as competências técnicas das profissionais para análise, identificação de demandas e execução de cuidados contínuos de saúde no ambiente escolar, observando critérios de segurança, acolhimento e atendimento humanizado às crianças com deficiência.
A Secretaria de Educação reforça que esta etapa teve como intuito ampliar as competências técnicas das profissionais para análise, identificação de demandas e execução de cuidados contínuos de saúde no ambiente escolar.



